Juice Jacking, sabe o que é?

Para perceber melhor este perigo cibernético que pode acontecer consigo, vou contar uma história: – Um belo dia, estava você fora de casa (em passeio ou a viajar) e verifica que a bateria do seu telemóvel está a necessitar de ser carregado urgentemente (alerta de bateria fraca). Então lembra-se que existem alguns locais que lhe permitem carregar a bateria do telemóvel num ponto de carregamento e esse local até é gratuito. Então decide colocar o seu telemóvel à carga e procura um local que lhe parece um sitio calmo, onde pode carregar a bateria do seu telemóvel enquanto descansa. Sabe ou até conhece alguns locais onde o pode fazer (quiosques de carregamento por USB), estão normalmente em locais de grande passagem de pessoas, como num Centro Comercial, num Aeroporto, etc. (talvez os locais que parecem ser os mais habituais para utilizar e usufruir deste serviço se necessário).

Foto: rawpixel

Este perigo cibernético é cada vez mais comum e é constantemente alertado nos fóruns de segurança informática, em alguns meios de noticias, como uma forma de os piratas informáticos (Hackers) roubarem os dados do nosso telemóvel.

Esta situação é a cada dia que passa uma situação cada vez mais verosímil de acontecer, mesmo que pense que só acontece aos outros.

Hoje é por isso vulgar encontrar pontos de carregamento gratuito (quiosques de carregamento de telemóvel), especialmente em centros comerciais e nos aeroportos, como já contei na história acima. Saiba no entanto que isso pode ser uma “fonte” de contágio, já que esses  postos de carregamento, que lhe permitem “alimentar” e garantir bateria ao telemóvel de forma gratuita, pode-lhe sair muito caro.  Este método é uma forma dos piratas informáticos poderem aceder aos seus dados pessoais (como fotos, contactos, dados bancários, etc.), bem como outros dados guardados no equipamento (como palavras passe) e conseguirem saber o IMEI e o IP do equipamento, podendo na posse desses dados aceder ao seu dispositivo de forma remota (o seu equipamento fica vulnerável, podendo o microfone, ou camera, serem ligados sem que saiba). 

Se pensa que o seu equipamento está protegido com  algum antivírus, para este tipo de cibercrime não está, como peritos em segurança informática o demonstraram.

Quando se cria uma segurança, existe sempre alguém por aí com ideias criminosas que tenta furar essa segurança. Os piratas informáticos (Hackers Informáticos), arranjam diariamente esquemas e novas formas de roubo cibernético, cada vez mais sofisticados e difíceis de serem detectados.

foto: rawpixel

Então como posso proteger o meu dispositivo nesta situação?

É fácil, nunca, mas nunca, carregue a bateria do seu telemóvel através de carregadores USB em locais públicos.

Alternativas caso exista a necessidade de carregar o seu equipamento.

  • Traga o seu carregador de energia e ligue-o apenas a tomadas de corrente eléctrica, aí não tem perigo;
  • Adquira e ande sempre um “Power Bank” que lhe permita carregar ou utilizar o seu telemóvel com falta de bateria;
  • Ou em alternativa adquira um cabo USB (pesquise ou procure especificamente por este tipo de cabos que somente lhe permite passar energia e não dados). Caso não saiba, num conector USB existem certos pinos que transmitem energia (5 volts) e certos pinos que transmitem dados. Assim sendo, adquira um cabo USB que apenas permite carregar energia e os pinos para dados estão desactivados. É como se utilizasse preservativo, não está totalmente protegido, mas minimizou o perigo.

Então, sim, o Juice jacking é um perigo real.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.