O Wi-Fi 6

Viu recentemente publicidade em que foi referido o WiFi 6, as suas capacidades, velocidade e multiplicidade de ter conexões com outros equipamentos que ligam à Internet. Pois bem, esta tecnologia, que podemos chamar de sexta geração de comunicação por Wi-Fi (não confundir com tecnologias móveis de comunicação, essa vai na quinta geração, ou 5G), deve estar presente quando escolher um equipamento (tablet, computador ou telemóvel).

As tecnologias de informática, têm vindo a evoluir rapidamente, atingindo velocidades que há poucos anos seriam impensáveis, com novos processadores, mais RAM e novos protocolos de comunicação.

Sobre os Protocolos de comunicação

Actualmente a comunicação por wi-fi é realizada no protocolo 802.11 e faz parte do protocolo utilizado em redes de computadores nos diversos protocolos de comunicação. Este protocolo tem vindo a evoluir, a sua evolução é apresentada pela letra que se lhe segue. A primeira versão de wi-fi apareceu em 1997 como 802.11 b, posteriormente foram adicionadas outras letras, paralelamente com o aumento de velocidade e de menor latência. Em 2021 deve escolher um equipamento que capte a norma 802.11 b/a/g/n/ac/ax. 

Ou seja, as letras indicam a evolução. Portanto, o 802.11 b/a/g/n/ac é anterior ao 802.11 b/a/g/n/ac/ax. Se o seu equipamento possuir esta característica, na prática é o Wi-Fi 6, ou seja, a sexta geração nas comunicações por Wi-Fi.

A evolução

A nomenclatura de Wi-Fi e dos protocolos usados podia ser mais confuso para o consumidor. Por isso passou a utilizar-se o termo Wi-Fi 6, mas não basta o seu equipamento captar a norma 802.11 ax, é importante que o seu Router emita neste protocolo.

Se formos fazer uma comparação entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6, podemos dizer este protocolo tem uma velocidade, várias vezes mais rápida e é algo que deve selecionar numa futura aquisição de equipamento.

Photo by Compare Fibre on Unsplash

Mas não se preocupe, as tecnologias mais antigas são sempre captadas, como nas tecnologias móveis do 5G.

A eficiência com o Wi-Fi 6

Em protocolos Wi-Fi anteriores, um ponto de acesso sem fio (vulgo AP), só podia enviar um pacote de dados de cada vez que emitia. No entanto, com o Wi-Fi 6, a capacidade de enviar e receber pacotes de dados em simultâneo está presente.

Em Conclusão

O WiFi 6 oferece o mais alto nível de desempenho em residências com a possibilidade de vários dispositivos a trabalharem em simultâneo não haver um congestionamento de tráfego com as comunicações por Wi-Fi. Na verdade o que acontece com este novo protocolo de comunicação (IEEE 802.11 ax) os dispositivos clientes têm mais caminhos para se comunicar com o roteador (Router) WiFi. Os dispositivos clientes habilitados para WiFi 6 desfrutam de um aumento de 40% na velocidade em relação aos seus congêneres com WiFi 5.

Contudo, não basta ter um equipamento que rececione este tipo de comunicação (dispositivos clientes), tem que possuir um equipamento emissor (vulgo um Router), com a capacidade Wi-Fi 6.

Assista a este vídeo, se ficou confuso:

Veja ainda https://pt.wikipedia.org/wiki/Wi-Fi se quer saber mais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.