Porque vai e-mail para o SPAM?

É provável que não seja uma novidade o termo SPAM e será algo que eventualmente já ouviu ou até tem uma boa ideia do que é. 

Spam Computer Internet Phishing Security Virus Concept – Image from rawpixel.com

Saberá, provavelmente, que tem a ver com correio electrónico (e-mail) e saberá também que é algo que não é importante ou desejado e que vai parar automaticamente a um separador próprio (SPAM) da sua caixa de correio electrónico. Sim está correcta esta sua interpretação, de facto, este tipo de email é por norma considerado de “lixo” ou um e-mail indesejado e por isso pode ser apagado. Isto acontece na sua grande maioria de forma automática, sem a nossa intervenção e é o aplicativo de gestão de correio electrónico como o Gmail, o Outlook, o Hotmail, o SAPO mail, etc., que decide mediante algumas características e o move automaticamente para a caixa de SPAM.

Mas será que sabe quais as razões porque o seu aplicativo selecciona o e-mail como sendo de SPAM?

Vou-lhe dar 10 Razões:

Razão Nº 1: O remetente é alguém que envia muitos e-mails (várias centenas deles, ou mesmo mais de 1 milhar) com o mesmo assunto, acontece muito com as empresas que fazem promoções, campanhas ou publicidade (como as empresas de marketing directo).

Razão Nº 2: O endereço do remetente ou o endereço de IP foi considerado de SPAM pelo operador que gere o correio electrónico (a idoneidade empresarial do emissor).

Razão Nº 3: Muitos e-mails são enviados e o utilizador não os abre ou os apaga sem os abrir (a aplicação de correio electrónico tem mecanismos que percebem se o e-mail foi aberto e/ou se foi apagado sem ser aberto). Caso isso aconteça um grande número de vezes o seu aplicativo de gestão de correio electrónico, pode simplesmente colocar esse endereço como SPAM ou numa “black list”.

Razão Nº 4: O assunto do e-mail refere algumas palavras que sugerem SPAM, como Grátis, Promoção, Aproveite, Gratuito, Bónus, Prémio, Urgente, Obrigado, Sexo, etc. (atenção que a verificação é feita em várias línguas e não só pela língua que está a ser usada nas suas definições).

Razão Nº 5: E-mails que são enviados com o assunto vazio ou não preenchido.

Razão Nº6: E-mails enviados como RE: (como se fosse uma resposta) mas com o assunto suspeito das invocadas na Razão Nº4

Razão Nº 7: E-mails que podem fazer parte de uma mailing list ou seja de algo que subscreveu e que não têm possibilidade de serem “Unsubscribe”, isto é, a opção de deixar de receber.

Razão Nº 8: O emissor dos mails não seguem com as práticas correctas de envio (utilização sistemática de diversas imagens com tamanhos não regulares) com recurso ao HTML e não com texto, o e-mail deve poder ser aberto em dispositivos móveis (Tablets ou Smartphones).

Razão Nº 9: Simplesmente quem lhe está a enviar e-mails poderá ter uma má reputação e/ou já foi alvo de queixas ou denúncias de ilegalidades.

Razão Nº 10: O seu filtro de SPAM pode estar mal configurado ou alterou as regras deste tipo de e-mail.

Atenção:

É aconselhável, que verifique sempre o e-mail que está na caixa de correio electrónico como SPAM, só depois de o verificar e validar, confirmando que não reconhece o remetente ou que o e-mail se enquadra numa das 10 razões que anteriormente referi,  então é que deve apagar esse e-mail. Mas tenha sempre esta regra, em caso de dúvida NUNCA abra o e-mail, pois pode estar a infectar o seu dispositivo ou ser vítima de Phishing.

Repito: Muitos e-mails podem ser considerados automaticamente como SPAM, mas podem não o ser. Deve sempre ver quem é o remetente (sem abrir o e-mail) e se não o conhecer, então apague, caso reconheça a idoneidade desse e-mail (conhece o remetente), então retire-o da caixa de SPAM e coloque-o na Caixa de Entrada.

Image from rawpixel.com

Existem todos os dias novos “perigos” e novas formas de sermos vítimas de cibercrime, actualmente os spammers (empresas ou utilizadores que enviam e-mail deste tipo) passaram para um novo alvo…aplicativos nas redes sociais. Fique atento, as contas falsas são essenciais para o spam social para ganhar credibilidade, essas contas falsas tentarão tornar-se “amigas” como as contas de celebridades e figuras públicas com a esperança que assim subam no ranking e dessa forma nos convidem a serem seus seguidores, fazendo no entanto SPAM de redes sociais.

Caso queira saber mais sobre legislação e regras na utilização de e-mail, aconselho-o a ler alguns artigos como Regras Anti-Spam definidas pelo CAN-SPAM ACT e pelo Directive 2002/58/EC of the European Parliament and of the Council, ou o que foi legislado pela ANACOM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.