Os Sistemas Operativos

Quando se fala em Sistema Operativo (SO), poderá perguntar o que é e para que serve?

É admissível dizer que um Sistema Operativo é um elemento base do software do seu equipamento digital e essencial para o seu funcionamento. Assim que liga o equipamento, é iniciado processos relativos ao sistema operativo. Primeiro são verificadas ao nível do processador as diversas ligações aos diversos componentes de hardware, ligados ao processador e às suas diferentes ligações. De modo quase simultâneo, são validados os diversos processos na memória ROM e ao nível da BIOS (Basic Input/Output System), informações como a quantidade de memória, processador, bateria, etc., sendo que é também validada a informação base que se encontra instalada na denominada EpROM (Erasable Programmable Read-Only Memory) e que está integrada no próprio circuito integrado do equipamento. 

Image by rawpixel.com

Após as verificações internas do equipamento quando é ligado, é apresentado ao utilizador informações que estão guardadas, como sejam a data e a hora, informações base do equipamento (como o endereço MAC) . Todos os sistemas digitais possuem sempre um sistema operativo que para o seu funcionamento, sejam computadores, smartphones, tablets, smartwatches e mesmo equipamentos IoT (Internet of Things), como as Smart TV (as televisões com possibilidade de acederem à Internet). 

Por isso, quando liga um equipamento digital, o primeiro contacto que é estabelecido com o utilizador, bem como as informações iniciais, é fruto do seu Sistema Operativo.

Image by rawpixel.com

Existem diversos sistemas operativos?

Sim, a maior parte dos construtores de equipamentos, possui um Sistema Operativo (SO) próprio, ou seja, desenvolvido por si para os seus equipamentos. No entanto, actualmente são muitos construtores de equipamentos que adoptam um já existente no mercado e o incluem quando comercializam o equipamento, como sejam por exemplo: a HP, a Lenovo, a Dell, a ACER, etc..

Vale a pena pensar um pouco na história da Microsoft e como esta nasceu, o seu crescimento no mercado e o desenvolvimento do MS-DOS como sistema operativo, bem como a forma de venda à IBM do sistema operativo para os equipamentos denominados computador pessoal (Personal Computer ou PC) em 1981.

O Windows é há mais de trinta anos um dos sistemas operativos mais utilizado nos computadores. Foram várias as versões que têm acompanhado muitos dos computadores de secretária, ou desktops, desde a primeira versão e até ao windows 11 (versão comercializada desde 2021).

E quanto aos smartphones (telemóveis com acesso à Internet)?

Ao nível dos smartphones, actualmente passa-se o mesmo que no mercado dos computadores. A maior parte dos smartphones utiliza o Sistema Operativo Android, adotado por muitos equipamentos como a Xiaomi, a Huawei, a Samsung, etc.. O software Android foi criado por um consórcio de empresas, onde a Google é um dos principais parceiros, este Sistema Operativo baseia-se no sistema operativo Linux e é por isso de código livre, ou seja,  qualquer pessoa o pode utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença, sendo por isso relativamente barato.

Há alguns anos, todos nos lembramos dos equipamentos móveis da marca NOKIA que usavam o sistema operativo Symbian, hoje os equipamentos NOKIA usam o sistema operativo Android..

Existem, no entanto, Sistemas Operativos que são proprietários, ou seja, é usado por um fabricante, ou que é licenciado com direitos exclusivos para o seu produtor. Conforme o local de distribuição do software, este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor, assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros. Exemplo da Apple que possui nos seus diversos equipamentos um software próprio, seja nos computadores (sistema operativo MacOS), quer seja nos dispositivos móveis (sistema operativo iOS), mas mesmo em outros dispositivos como os smartwatches (WatchOS).

Pink smartwatch psd being used by a woman

Falando ainda do Sistema Operativo Linux

Este sistema operativo criado por Linus Torvalds, derivou do sistema operativo UNIX que é utilizado nos grandes sistemas, tornando-se um software robusto e fiável nestes equipamentos, denominados de médio e grande porte, mas também actualmente em equipamentos pessoais (desktops, ou notebooks), utilizado por isso em diversos construtores de equipamentos. Já o Linux é feito numa premissa de código livre, como já falado, e é usado na maior parte das universidades. Actualmente, existem muitas empresas que o usam e existem diversas versões e pacotes de distribuição de Linux, talvez as mais conhecidas sejam o Red Hat, o CentOS, o Ubuntu, o Debian, etc.

A Google tem um sistema operativo?

Sim, a Google criou um Sistema Operativo (O Chrome OS) e que começa cada vez mais a ser mais utilizado e quando não há necessidade de software mais “pesado”. No entanto, o denominado ecossistema da Google passa por diversos softwares e aplicações. Existem diversos equipamentos (notebooks) que trazem instalado o Android na sua base, são os Chromebooks, é um computador idêntico a qualquer outro, com menos capacidade de armazenamento e que necessita da Internet para operar e trabalhar. No entanto, o seu preço é muito menor, sendo ideal para quem não necessita muito mais do que aplicações que usam a internet.

Image by rawpixel.com

Certamente já deverá ter ouvido sobre as ligações usando o Android Auto, o sistema operativo que lhe possibilta espelhar o seu smartphone no seu carro, através do emparelhamento e do Bluetooth. Mais uma vez estamos a utilizar as funcionalidades do sistema operativo.

Resumindo:

Todos os equipamentos digitais e que usam processadores, têm instalado um Sistema Operativo, mesmo que você, enquanto utilizador, não o veja e possa interagir com este software.

O Sistema Operativo (SO), cria uma abstracção com o hardware, fazendo o papel de intermediário entre os programas (software) e os componentes físicos do computador, sejam estes componentes internos ou externos (por exemplo o monitor).

Espero termos ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre este tema, se tiver dúvidas ou questões, envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.