Sobre a velocidade da Internet

Com a utilização generalizada da Internet, foi criada intrinsecamente uma maior necessidade para a sua utilização, para a sua disponibilidade e rapidez ao seu acesso.

Pergunta que se pode fazer é saber qual a melhor velocidade da Internet e qual a velocidade que cada um possui na sua residência? 

Dito isto, vamos perceber quais os tipos de ligação que estão disponíveis:

Primeira questão: qual a velocidade da minha Internet?

Os operadores de comunicações e fornecedores de Internet (como a MEO, a NOS ou a Vodafone), também conhecidos como ISP (Internet Service Provider), tentam vender os seus “pacotes” com velocidades de Internet rapidíssimas. No entanto, esta conversa comercial, esbarra muitas vezes nas condições técnicas onde vai ser instalada e como vai ser, mas nessa componente ninguém nos diz quais os constrangimentos, opções ou os problemas e mesmo incapacidade que está associada a sua instalação.

Vamos perceber melhor quais os tipos de ligação à Internet existem?

Sabendo o tipo de ligações existentes no mercado, qual é a sua?

ADSL (Assymmetric Digital Subscriber Line ) – Este tipo de conexão assenta em linhas telefónicas e é muito lenta, cerca 56 Kbps, o que nos dias de hoje é algo muito lento para ligar à Internet 

Fibra óptica – Esta tecnologia é a mais actual e tem capacidade de grandes velocidades de internet (desde 100 Mbps a 1 Gbps), é estável e para além de ter uma boa largura de banda (bandwith), tem uma latência muito baixa.

NOTA: Existe também a ligação à Internet por cabo coaxial (nos operadores NOS e NOWO), que não é uma ligação por Fibra óptica, utiliza uma infra-estrutura de rede Internet diferente. Contudo, é uma ligação estável e rápida (pode atingir 120 Mbps), mas nunca será uma ligação por Fibra óptica.

Satélite – Este tipo de ligação é muito comum na oferta de alguns operadores,  onde não existe outro tipo de ligações (por Fibra óptica, por exemplo) ou em locais fora dos grandes centros habitacionais, contudo este tipo de ligação é bastante lento e pode ter uma elevada latência (não sendo aconselhável para ligações em streaming – como a Netflix – , ou para jogos online).  

wi-fi – A ligação deste tipo está dependentes de vários factores, como a distância ao router, objectos que possam criar barreiras arquitetonicas (paredes, divisões, diferença de pisos, etc.), memória e capacidade do equipamento que está a captar o sinal, podendo este tipo de ligação oscilar muito. 

Dados móveis ou Internet Móvel – As ligações à Internet Móvel, são ligações do tipo de acesso às ligações 4G ou 5G (a partir de 2022), ou seja, depende da distância e da qualidade que as torres de comunicação. Ou seja, o seu acesso é realizado através das ligações móveis e um dispositivo do tipo de um smartphone ou, em alternativa, através de uma PEN que liga ao seu computador (pode ainda utilizar num pequeno Roteador Hotspot, o que lhe permite partilhar por a wi-fi a internet em distâncias curtas). 

Vamos falar sobre a Velocidade e a latência da Internet

É comum confundir a velocidade da internet, a largura de banda e a rapidez na resposta a um pedido solicitado (a latência). De facto, estas questões podem criar alguma confusão e causar dúvida. Afinal somos “bombardeados” com publicidade, com campanhas de marketing sobre Internet, pelas notícias, pelo o que os amigos nos dizem, etc.,  o que ainda nos vem baralhar mais. 

Mas vamos tentar esclarecer e dissecar o que são cada uma destas questões, que tanto vamos ouvindo:

Qual a velocidade da internet?

O que é a largura de banda?

O que são kbps, mbps, MBps e gbps?

Qual a diferença entre as velocidades de download e upload?

A velocidade da Internet

A velocidade da Internet é medida em segundos. Assim, as velocidades da Internet são medidas identificando quantos bits são transferidos em um segundo, daí bits por segundo. 

A velocidade da Internet que nos é fornecida pelo operador de comunicações é dada em Mbps (megabit por segundo) sendo vulgar actualmente um operador que tenha fibra óptica fornecer velocidades de 100 ou mais Mbps. Alguns operadores dizem que a sua Internet é fornecida a 500 Mpbs, mas não acredite, especialmente no mercado “residencial”, porque para que essa velocidade possam ser atingida, têm que existir um conjunto situações técnicas instaladas (como o tipo de router, infraestrutura instalada – ethernet e rj45, etc.).

Mas não se deve comparar ou fazer uma analogia entre a velocidade da Internet e a velocidade de um veículo (carro ou motocicleta), onde a velocidade é medida pela distância que esse veículo  percorre em  quilômetros numa hora (Km/H). Contudo, há que perceber que se numa viagem de carro não existe uma velocidade constante (depende do tráfego circulante e das diversas condições ambientais do percurso), na Internet também não existe uma velocidade constante, já que são diversas as condições que podem fazer variar a velocidade, fazendo oscilar a sua conexão e a velocidade.

A largura de banda

A largura de banda (bandwith) é a capacidade de transferência de dados que podem ser ser enviados (upload) ou recebidos (download) pela sua Internet e no dispositivo para o qual estamos a realizar essa operação, ou seja, a capacidade que a sua ligação à Internet tem para carregar ou descarregar dados. Esta métrica é medida em dados (bits) por mili segundos e deve ser sempre analisada em conjunto com a latência, ou seja, o atraso ou o tempo que medeia o tempo que um pedido à Internet é feito e o tempo de resposta. 

Actualmente,  qualquer latência superior a 500 ms é um tempo de resposta considerada inaceitável, sendo que o tempo considerado limite é no máximo 150 ms. 

No fundo, quanto menor for esse tempo, significa que mais rapidamente obtém um resultado solicitado à Internet.

Faça um teste à sua rede, digite no seu browser https://www.speedtest.net/

Vamos olhar para o resultado do teste de velocidade que executou à sua rede e percebe que obtém 3 resultados a velocidade de Download (descarga de dados) e Upload (carregamento de dados), esse valor é medido e apresentado em Mbps (megabits por segundo), a latência (PING) é medido em ms, quanto menor for a latência mais rápida a sua Internet. Como tal, um PING de 2 ms significa que você tem apenas 0,002 segundos de atraso na resposta, se você tem um PING 200 ms, significa que você tem um atraso de 0,2 segundos, o que o torna deste modo como uma resposta lenta.

Download e Upload

Para simplificar é perceber melhor este conceito de maneira simples, fazer um download (descarregar) é dizer que está a descarregar um arquivo, ou um site, etc., o mesmo que dizer upload (carregar) ou enviar um conjunto de dados para a Internet (por exemplo quando coloca um ficheiro na nuvem (cloud). 

Resumindo: – a velocidade da Internet refere-se à velocidade que os dados ou conteúdo desses dados percorrem da World Wide Web (WWW) e são transferidos ou carregados para o seu dispositivo (computador, tablet ou smartphone). A velocidade desses dados é medida em megabits por segundo (Mbps), essa conversão significa que 1,0 Mbps é mais de 1.000 vezes mais rápido que 1,0 kilobits por segundo (Kbps). Assim, quando se fala em 10 Mbps, significa que pode receber até 10 megabits de dados por segundo. Sendo que uma velocidade razoável é 25 Mbps (velocidade de download) pelo menos. Com esta velocidade pode conseguir ver um vídeo de forma contínua (ver em streaming), fazer o “download” de uma música, ou jogar um jogo online. Tenha no entanto sempre atenção ao PING quando faz um teste de velocidade à sua Internet. 

Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas que poderia ter, caso tenha alguma questão, coloque por e-mail para formacaoajuda@gmail.com

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.