Já ouviu falar de Grafeno?

Considerado um material que irá revolucionar muitas das tecnologias no futuro, o Grafeno pode ser considerado o material das “1000” utilidades, já que este material leve e resistente poderá ter inúmeras aplicações, que vão desde a tecnologia de componentes electrónicos, à industria automóvel e aeronáutica, à industria têxtil, mas também na energia.

Actualmente este material ainda se encontra em processo de desenvolvimento (muitas universidades e investigadores estudam a aplicabilidade deste material), já que a sua aplicabilidade é imensa. É Reconhecido como um dos elementos que vão revolucionar a indústria na próxima década tecnológica, sendo considerado por isso como o “novo ouro negro“.

Mas o que é Grafeno?

Este material feito basicamente a partir da grafite. devido ao seu baixo custo de produção e com a existência deste material, em grande quantidade na natureza, a sua aplicação irá permitir inovações que actualmente não são possíveis de realizar ou aplicar na industria. Podendo considerar-se um material de “energia verde” e que pode ser produzido sem colocar em causa as metas ao nível das emissões de CO2. Segundo alguns afirmam: “O grafeno pode ser a arma certa para combater os 5 maiores problemas do planeta”.

Vantagens e mais vantagens

Mas com tantas vantagens e características promissoras, provavelmente já deve ter lido alguma coisa sobre este poderoso material, ou quanto muito ter ouvido falar das suas maravilhas. Se não for esse o caso e quer saber um pouco mais sobre este material veja um video que eu seleccionei para si:

Também ao nível da energia, muita coisa irá mudar nos próximos 3 anos, os novos carros movidos a energia eléctrica terão componentes de Grafeno, desde as baterias, ao próprio material que serão construidos. Por outro lado, os novos Smartphones irão possuir vidros produzidos com este material, no mercado a Huawei tem vindo a falar do seu substituto do Smartphone P30, o novo P40 Pro, anuncia capacidades que actualmente são uma “miragem” e que vão ao tempo que demora a carregar (45 minutos), ao peso e capacidade de armazenamento de energia da bateria que terá como principal componente de armazenamento de energia o Grafeno.

Basicamente, o grafeno é um material constituído por uma camada extremamente fina de grafite, o mesmo encontrado em qualquer lápis comum usado para escrever. A diferença é que o Grafeno possui uma estrutura hexagonal cujos átomos individuais estão distribuídos, gerando uma fina camada de carbono.

O que faz o Grafeno ser tão extraordinário?

Na prática, o Grafeno é um material mais forte e bem mais resistente que o aço, mas por outro lado, mais leve e mais fino (tem somente a espessura de um átomo), para se ter uma ideia da sua espessura, 3 milhões de camadas de Grafeno empilhadas têm altura de apenas 1 milímetro. Então pode-se dizer que ele soma um conjunto de propriedades que vão desde ser transparente, elástico, pode ser mergulhado em líquido sem enferrujar ou danificar sua composição, resistente, leve e “cereja no topo do bolo”: conduz electricidade e calor melhor do que qualquer outro componente.

Os avanços tecnológicos com este material, por ser, podemos dizer fantástico, é bastante barato de produzir. Vale a pena seguir as evoluções com este material que nos vai surpreender num futuro próximo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.