Praticamente todas as semanas vê nas noticias que a empresa X ou a empresa Y foi vitima de um ataque cibernético, provando que essa empresa tenha graves prejuízos financeiros, os seus dados e de clientes possam ficar expostos e mais grave possam simplesmente ter que parar e suspender muitas das suas actividades.
No entanto, se antes se falava em vírus que afectavam os computadores e as redes informáticas, situação que grande parte dos antivírus existentes no mercado vão resolvendo. Hoje os ataques são muito mais sofisticados e de difícil defesa para muitos dos utilizadores, normalmente por falta de conhecimento desses perigos e como se proteger, da proliferação de malware. Os termos Phishing, Ransomware, Spyware são termos que passou a ver em muitas noticias.
Este problema aumentou exponencialmente com o teletrabalho desde 2020 e com a pandemia, apesar da maior parte das empresas ter implementado diversas medidas de prevenção e protocolos de segurança, percebe-se que não foi suficiente. Verifica-se que a maior parte os utilizadores com os seus equipamentos pessoais e cumulativamente de trabalho, a entrarem de forma remota nos servidores da empresa, possibilitando falhas e brechas na segurança informática e abrindo a “porta” para ataques cibernéticos.
A empresa de segurança informática KASPERSKY colocou um site que nos permite perceber o numero de ataques cibernéticos que ocorrem em todo o mundo, quase em tempo real. Para perceber melhor clique no link que é apresentado como cybermap e veja por si.

A exfiltração de dados, ou seja, a transferência não autorizada de informações confidenciais e pessoais de um dispositivo para o outro, onde desse modo sejam acedidas por terceiros (hackers), resultando assim, na exposição desses dados de forma ilegal e sem autorização. Todos já ouvimos como essas informações e dados são importantes e pode-se dizer “bens mais preciosos” e ao caírem em mãos erradas podem resultar em consequências devastadoras para as empresas.
Para acrescentar os perigos de ataques cibernéticos, com a guerra originada pelo o ataque da Rússia à Ucrânia, aumentando em muito o número de ataques cibernéticos a todos países, causando perigos graves e danos a outros países. Esta situação é um perigo real e uma preocupação de todos os países, leia o relatório de cibersegurança 2022 clicando no aqui.