Sinal de Wi-Fi, repetidores e extensores de sinal

Quando o seu sinal de wi-fi tem quebras na recepção do sinal, perdendo muitas vezes o sinal de Internet, não entende o porquê, então pensa? – tenho que tentar fazer alguma coisa para ver se consigo melhorar esta situação. 

Pois bem, saiba que existem diversas coisas que poderá fazer para tentar melhorar a captação de sinal de wi-fi nos seus dispositivos (computador, tablet, smartphone, etc.).

Imagem por rawpixel.com

A  primeira coisa a fazer é perceber se o problema começa no início da recepção de Internet e na subsequente difusão do sinal do wi-fi, ou seja, com o posicionamento do router. Saiba que quanto mais elevado estiver o router, mais fácil será a difusão do sinal. Por isso, o router deve estar sempre a pelo menos a 50 cm do chão. 

Não sendo uma questão com o posicionamento do router, o que esteja a afectar a difusão e a recepção do sinal de wi-fi nos seus dispositivos, então o problema pode estar nas eventuais barreiras arquitectónicas (como paredes, andar diferente do local onde está o router), distância ao router, podendo criar as chamadas “zonas mortas” de captação.

Ilustração de um router

Então o melhor é identificar os melhores e os piores locais de recepção do sinal de wi-fi no seu espaço ou perceber o RSSI (Received Signal Strength Indicator) em que a potência do sinal chega aos seus dispositivos, sendo que que este sinal é dado em decibéis miliwatts (dBm). 

wi-fi analyzer

Para perceber o comportamento do sinal no espaço, instale num dispositivo móvel como num smartphone ou num tablet, um aplicativo de análise de wi-fi como o wi-fi analyzer (encontra facilmente na play store), com este instalado percorra o espaço com o dispositivo e compreenda o comportamento na difusão do sinal. Se estiver em locais, cujo resultado seja abaixo de -70 dBm, aconselho-o a adquirir um repetidor ou extensor de sinal de wi-fi, de modo a melhorar a captação de wi-fi. Existem diversas possibilidades, que vão desde os access point, aos repetidores ou extensores de sinal.

Mas detalhando:

Os Access Point (AP)

Este tipo de equipamento, é ligado por cabo ethernet diretamente a uma porta do seu router (ligação por porta LAN), não havendo por isso qualquer perda na força de sinal, que é emitido pelo router.  Este tipo de equipamento é utilizado quando temos espaços exteriores ou quando é necessário uma cobertura de rede mais abrangente (por exemplo: hotéis, edifícios empresariais ou em grandes espaços abertos). 

Os Repetidores e Extensores de sinal

Na prática estes equipamentos têm com função repetirem o sinal Wi-Fi e são usados normalmente em ambiente doméstico, ligando-se a uma tomada eléctrica e estão entre o sinal emitido pelo router e o seu equipamento de recepção (ver imagem), podem apresentar, ou não, antenas visíveis no exterior do equipamento. Contudo, vai haver sempre haver um perda na largura de banda (bandwith), não sendo por isso recomendável para ligações de alto débito de UPLOAD ou DOWNLOAD, neste caso o melhor é mesmo estar ligado directamente ao router numa ligação Ethernet.

Powerline

Este tipo de equipamento acaba por funcionar como extensor de sinal de wi-fi, em que o sinal é transportado através da rede eléctrica, este equipamento é, porventura, a melhor opção quando existem diferentes andares na mesma habitação. no entanto, tenha em atenção que tem ligar o primeiro adaptador ao router por cabo (ligação Ethernet) e essa situação pode ser um constrangimento nesta opção.

Actualmente, são os próprios operadores (como a NOS, a MEO ou a Vodafone), que na sua oferta comercial muitas vezes fornecem este tipo de extensores de sinal Wi-Fi.

Outras situações que deverá ver:

Canais wi-fi do router

Por vezes pode existir um congestionamento no espectro do sinal que está a ser transmitido, já que podem existir na área próxima mais equipamentos a emitir sinal de wi-fi (os routers da vizinhança), o que pode afetar a sua captação de sinal (ou num espectro de 2.4 GHz ou de 5 GHz). Por isso tente perceber o ambiente de ondas rádio, na sua proximidade e qual o seu tipo de placa de captação wi-fi, que o seu computador utiliza (veja a tabela abaixo).802.11. Por isso se existir um congestionamento na captação wi-fi, deverá procurar um canal diferente e modificar este parâmetro no router.

Protocolos de wi-fi

  • Wi-Fi 6 norma IEEE 802.11ax (lançado em 2019)
  • Wi-Fi 5 norma IEEE 802.11ac (lançado em 2014)
  • Wi-Fi 4 norma IEEE support 802.11n  (lançado em 2009)
  • Wi-Fi 3 norma IEEE 802.11g (lançado em 2003)
  • Wi-Fi 2 norma IEEE 802.11a (lançado em 1999)
  • Wi-Fi 1 norma IEEE 802.11b (lançado em 1999)

Pode acontecer…

Outra pessoa (algum vizinho), esteja a utilizar a sua Internet, ou o seu Wi-Fi. Impeça que outros usem a sua Internet, bloqueando o sinal à partilha de Internet e a redes abertas, colocando no seu router com uma senha de acesso forte (com 8 caracteres, com minúsculas, maiúsculas e números) e impossibilite que o seu router possa ser de acesso público. 

No limite e se nada resolve…

Fale com o seu operador de telecomunicações, já que por vezes é da responsabilidade da empresa que lhe está a fornecer o sinal de Internet que pode estar restringir de alguma forma a largura de banda e a restringir o seu tráfego de Internet.

Saiba também sobre a Qualidade do Serviço – QoS

Qualidade de serviço ou QoS é um conjunto de tecnologias que funcionam numa rede de computadores, de modo a garantir sua capacidade de executar aplicativos de alta prioridade de maneira confiável e tráfego sob capacidade de rede limitada. As medidas que preocupam a QoS são largura de banda (taxa de transferência), latência (atraso), jitter (variação na latência) e taxa de erro.

em caso de alguma dúvida ou questão envie um mail para formacaoajuda@com ou no grupo do facebook de ajuda informática https://www.facebook.com/groups/521228305265482

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.