
Saber o que é o 5G é fácil. Até hoje ouve 4 gerações de tecnologia móvel, neste momento a tecnologia que utilizamos no nosso telemóvel (smartphone) está na quarta geração ou 4G. Por conseguinte a próxima evolução na tecnologia móvel será a quinta geração, ou seja, o 5G.
Todos nós nos lembramos dos tempos em que o telemóvel tinha um tamanho e um peso que hoje era incomportável (dizia-se que era um tijolo), mas afinal esta primeira geração foi iniciada somente nos anos 80 do século passado, ou seja, há relativamente pouco tempo.
A próxima geração de rede de Internet móvel (5G), promete velocidades muito mais rápidas, quer no download e no upload, a cobertura de rede irá possibilitar conexões mais estáveis, mais seguras e o tempo de latência (o tempo de transmissão de dados), será reduzido mais de 10 vezes ao que é actualmente. Em termos da utilização do espectro de rádio irá permitir que mais dispositivos possam aceder à Internet móvel em simultâneo, abrindo-se um largo conjunto de aplicações que daí possam advir, como a condução autónoma, a tele-medicina, a Internet das Coisas (do inglês, IOT – Internet of Things), etc.
A tecnologia 5G para além de ser muito mais eficiente em lidar simultaneamente com milhares de dispositivos, desde telemóveis, a sensores de equipamentos, câmeras de vídeo e iluminação urbana inteligente.