Não são raras as vezes em que simplesmente somos displicentes com as nossas Passwords e isso pode arruinar a nossa vida. Apesar de soar a dramático, no fundo é verdade. Se alguém descobrir a senha do nosso e-mail, das redes sociais ou de outra situação em que seja reservado o acesso, eventualmente poderá ser um problema grave para a sua “vida” e em muitos casos para o nosso trabalho e emprego.

Image from rawpixel.com
Quando os hackers acedem à sua conta bancária, com o objectivo de o roubar, isso poderá ter repercussões extremamente graves para si e dificilmente levam o prevaricador à justiça, que é quase sempre designado como um crime praticado por desconhecidos.
Por isso quando coloca uma Password (colocando nesse local, ficheiro ou cofre como de acesso reservado) deve pensar no que esta pode fazer, não devendo facilitar e deixar por aí à vista de todos o código ou pensar em coisas “estúpidas” para colocar como palavra passe.
De acordo com a empresa SplashData, “Dragon” foi a 23ª senha mais popular em 2019, de acordo com o SplashData, criador do software gerenciadores de senhas SplashID, TeamsID e Gpass. Ele substituiu “Donald”, que era especialmente mais popular no ano passado, e “starwars”, que foi a palavra mais utilizada em 2017.
Apesar de cada país ter as Passwords mais utilizadas, é no entanto provável que estas sejam as 25 palavras passe (Passwords) mais populares e que são as mais fáceis de virem a ser descobertas.
- 123456
- qwerty
- password
- PASSWORD
- 999999
- 111111
- 123123
- abc123
- 1q2w3e4r
- admin
- Admin
- 654321
- 555555
- felizardo
- 7777777
- welcome
- 888888
- princesa
- rainha
- estupido
- password1
- 123qwe
- A sua data de nascimento/casamento
- Ano Mês dia do seu nascimento/casamento
- O nome do seu animal de estimação (cão/gato/peixe,etc.)
Utilize palavras passe com caracteres maiúsculos, caracteres numéricos e símbolos misturados com a palavra chave, é mais difícil e moroso um qualquer software vir a identificar, através do denominado ataques de força bruta, ou Brut Force Attack
Dupla validação para validar a entidade de quem está a aceder a uma entidade (como o seu homebanking, companhias de seguro, sites médicos, etc.) é actualmente uma forma de verificar se é mesmo você que está a aceder e não um hacker ou alguém que está indevidamente a tentar aceder de forma indevida a sítios de Internet (sites) que são pessoais. Por isso, hoje é vulgar ter que confirmar a sua Password (palavra passe) por diversas formas distintas.
Recomendo que proteja sempre a sua palavra passe (Password) ou PIN do seu cartão bancário em local que não seja possível ninguém saber… ou seja, na sua memória.