Como escolher um Smartphone

Quer comprar um Smartphone, já que o seu vai ficando a cada dia que passa mais velhinho e com a bateria com pouca autonomia, passa por uma qualquer montra ou loja que vende telemóveis e verifica que cada vez mais existem marcas, tamanhos e modelos diferentes que eventualmente nunca ouviu falar. É nessa altura que fica a pensar como vai escolher um que me dê mais garantias e vá ao encontro das suas necessidades?

Decide entrar na loja e quando vai falar com o funcionário da loja e fica com mais dúvidas.

Image from rawpixel.com

Tirando a barreira preço que está disposto a pagar pelo equipamento, fica ainda com mais dúvidas.  

O melhor que tem a fazer é traçar um objectivo, o “telemóvel” será mais para tirar fotos, fazer pesquisas na Internet, ouvir música ou para jogar? – Não é fácil, mas tente fazer um questionário e responder mentalmente às suas necessidades.

Agora vamos às questões mais técnicas, como a memória RAM, o Sistema Operativo e o processador do telemóvel.

Regra numero 1: Quanto mais memória RAM o seu equipamento tiver mais vantagens terá, para além de será mais rápido quando faz pesquisas. Por isso, tudo o que seja abaixo de 4 Gb de RAM, 64 Gb de capacidade de armazenamento interno e uma bateria inferior a 3000 mAH, irá adquirir um Smartphone que está ultrapassado e em fim de comercialização. Uma certeza, em 2022 qualquer telemóvel deverá pelo menos 6 Gb de memória RAM e 128 Gb de armazenamento interno, mesmos os smarphones mais baratos.

O sistema operativo (SO), existem praticamente dois: o sistema operativo Android, que é mais barato e está instalado em muitas marcas e o IOS que pertence à Apple.

Posto isto, uma certeza deve ter: – por muita capacidade que a bateria tenha (talvez 5000 mAH, ela irá a começar a perder a sua autonomia, reduzindo o seu tempo de duração após o ter carregado umas 300 vezes com ciclos completos.

Nota: deve realizar os melhores procedimentos de carga de bateria, para que a mesma não fique com a carga “viciada”, reduzindo, em muito, a sua autonomia. Ou seja, os tempos entre carregamentos e a sua duração.

Resumindo: Quanto mais memória RAM tiver o seu equipamento, mais rápido será (quer no acesso a aplicações instaladas, quer no acesso à Internet), mas também mais caro será o seu equipamento, podendo a diferença ser cerca de 100 euros ou mais.

Depois veja sempre qual a melhor garantia do equipamento, a marca e se este não está em fim de comercialização (tornando-se assim mais barato, já que vai ser descontinuado do mercado), a duração da garantia.

A questão marca do smartphone é apenas uma forma de ter comercialmente várias opções para a sua escolha, sabendo que actualmente, se não tiver um “azar” o seu equipamento não terá problemas e poderá ser resolvido em qualquer loja de reparação de telemóveis.

As ofertas com tecnologia 5G (quinta geração), como já falado, esta tecnologia ainda não está implementada em larga escala, como tal não tira proveito e tem um custo elevado, apesar que já vão existindo algumas ofertas que merecem ser consideradas. Mas esse critério, ainda não é critério de selecção.

Tenha sempre que um equipamento (seja computador, Smartphone ou Tablet) é algo que é para estar “actual” durante 3 anos, depois disso estará certamente obsoleto.

Free photo 93798270 © creativecommonsstockphotos – Dreamstime.com

Boas escolhas!

Se ficou com alguma dúvida poderá enviar um e-mail para formacaoajuda@gmail, ou no facebook https://www.facebook.com/groups/521228305265482

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.