Sabe o que é o número de IMEI

Sabe o que é o número de  IMEI e para que precisa dele?

Assim como cada pessoa tem o seu número único de identificação pessoal (numero de BI/CC ou NIF) e os carros tem o número de veículo (como está registado no DUA do veiculo), todos os dispositivos móveis com cartão SIM podem ser identificados com precisão pelo número IMEI.

O IMEI – também chamado de Identidade Internacional de Equipamentos Móveis, em inglês International Mobile Equipment Identity – possui  um número de 15 dígitos exclusivo para qualquer  telemóvel ou smartphone, sendo este o numero que o identifica em exclusivo. Os dispositivos com possibilidade de ter dois cartões SIM, têm dois números IMEI (devido aos dois compartimento para colocar o cartão SIM).

Em caso de roubo ou caso de perca do telemóvel, para poder localizar ou identificar onde possa estar o telemóvel  é necessário saber o IMEI

É deste modo que as autoridades podem saber a localização do equipamento (através das torres de comunicação)  e, assim, identificar a localização do seu dispositivo, ou o operador pode enviar um código inibindo a sua utilização (atenção que nesta situação o seu telemóvel fica totalmente impossibilitado de fazer mais chamadas, mesmo trocando o SIM, não podendo reverter esta situação).

Como pode obter o IMEI do seu telemóvel, basta digitar o código *#06#, exactamente como faz uma chamada telefónica e é mostrado de imediato um ou dois códigos de 15 dígitos, sendo este o IMEI do equipamento.

Tome nota dos códigos de 15 dígitos que lhe são mostrados no visor do telemóvel e guarde-o, pois não sabe quando lhe pode fazer falta em caso de perca ou roubo do seu telemóvel.

O IMEI é à prova de falsificação?

Não, não é.

De facto, com algum conhecimento em programação, o IMEI de um telemóvel  pode ser alterado, mesmo que isso não seja realmente fornecido pelos fabricantes . Existem programas que podem ser encontrados nas lojas de aplicativos da Google e da Apple, fazendo com que os ladrões possam utilizar a aplicação e aproveitar a oportunidade, Contudo, um IMEI modificado não pode mais ser usado para identificar um celular roubado. Aqueles que fazem alterações no número movem-se “legalmente” numa área em que o equipamento não consegue ser localizado pelo IMEI.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.