Sabe o que é o número de IMEI

Sabe o que é o número de  IMEI e para que precisa dele?

Assim como cada pessoa tem o seu número único de identificação pessoal (numero de BI/CC ou NIF) e os carros tem o número de veículo (como está registado no DUA do veiculo), todos os dispositivos móveis com cartão SIM podem ser identificados com precisão pelo número IMEI.

O IMEI – também chamado de Identidade Internacional de Equipamentos Móveis, em inglês International Mobile Equipment Identity – possui  um número de 15 dígitos exclusivo para qualquer  telemóvel ou smartphone, sendo este o numero que o identifica em exclusivo. Os dispositivos com possibilidade de ter dois cartões SIM, têm dois números IMEI (devido aos dois compartimento para colocar o cartão SIM).

Em caso de roubo ou caso de perca do telemóvel, para poder localizar ou identificar onde possa estar o telemóvel  é necessário saber o IMEI

É deste modo que as autoridades podem saber a localização do equipamento (através das torres de comunicação)  e, assim, identificar a localização do seu dispositivo, ou o operador pode enviar um código inibindo a sua utilização (atenção que nesta situação o seu telemóvel fica totalmente impossibilitado de fazer mais chamadas, mesmo trocando o SIM, não podendo reverter esta situação).

Como pode obter o IMEI do seu telemóvel, basta digitar o código *#06#, exactamente como faz uma chamada telefónica e é mostrado de imediato um ou dois códigos de 15 dígitos, sendo este o IMEI do equipamento.

Tome nota dos códigos de 15 dígitos que lhe são mostrados no visor do telemóvel e guarde-o, pois não sabe quando lhe pode fazer falta em caso de perca ou roubo do seu telemóvel.

O IMEI é à prova de falsificação?

Não, não é.

De facto, com algum conhecimento em programação, o IMEI de um telemóvel  pode ser alterado, mesmo que isso não seja realmente fornecido pelos fabricantes . Existem programas que podem ser encontrados nas lojas de aplicativos da Google e da Apple, fazendo com que os ladrões possam utilizar a aplicação e aproveitar a oportunidade, Contudo, um IMEI modificado não pode mais ser usado para identificar um celular roubado. Aqueles que fazem alterações no número movem-se “legalmente” numa área em que o equipamento não consegue ser localizado pelo IMEI.

E o que é o IMSI

Este código vem embebido no cartão SIM e é usado para identificar o seu dispositivo numa rede de comunicações móvel, ou seja, está associado a todas as redes celulares. Ele é armazenado como um campo de 64 bits e é enviado do telefone para a rede. Esta identificação é também usada para adquirir outros detalhes que endereçam o HLR (Home Location Register), que é uma base de dados que contém várias informações sobre todos os assinantes móveis de uma rede móvel, como os números móveis, os serviços subscritos, ou se os números foram transferidos para outra rede, por exemplo.

3 comments

  1. Uma nota adicional:
    Num telemóvel dual sim, telemovel que permite dois cartões SIM logo dois números de telefone, a opção #06# para saber o Imei pode não funcionar dando a mensagem de “aplicação desconhecida, ou unknown aplication”, nesse caso poderão ir as configurações e selecionando a opção “acerca do telefone ” ver os num dos Imwis de cada slot para cada cartão.

    Gostar

    1. Obrigado pelo comentário. Contudo, o numero digitado (código de IMEI num dispositivo Android) é *#06#, portanto falta o asterisco inicial… sendo o código correcto asterisco, cardinal, zero, seis, cardinal

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.