Porque usa o @ de Arroba num endereço de e-mail

O @ de arroba no e-mail

O símbolo da arroba (@) terá surgido ainda na Idade Média, contudo os registos sobre a sua origem e significado do arroba não são claros, existindo algumas variantes, diz-se que serviam para sinalizar os preços; peso de materiais (ex: 1 arroba de batatas, são 15 Kg); outros utilizavam para se referir à casa de alguém (do inglês “at”), em casa de, ou na casa de.

A palavra arroba tem origem na lingua árabe como ar-ruba’a, significa um quarto ou quarta parte. Mas a maior parte de nós aprendeu que era uma unidade de peso: 1 arroba equivale a 15 Kg.

Graficamente, o círculo ao redor do a seria o d, que segundo alguns foi feito como uma junção gráfica que era comum à época, para poupar tinta e papel na escrita.

Uma coisa é certa o seu uso ao nível comercial passou a ser conhecido como commercial at, ou apenas at, o seu símbolo fazia parte dos teclados das máquinas de escrever, mas sem grande uso. Actualmente é um símbolo amplamente utilizado pela informática, tendo sido colocado pela primeira vez em 1972 por Ray Tomlinson nos endereços de endereços electrónicos (vulgo e-mail).

Para perceber melhor, veja-se o exemplo abaixo:

manuel@empresa.com

Está-se a dizer que o manuel está (o servidor que está a enviar o e-mail) na empresa.com, ou no exemplo, manuel@gmail.com está-se a dizer que o manuel está a enviar o e-mail através dos servidores do Gmail.

Nota: os endereços de e-mail são sempre escritos em letra minuscula, não podem ter acentos e têm ser uma palavra unica (não pode haver separação entre nomes, podendo ser unidos com diversos simbolos), conforme o exemplo abaixo:

formacao_ajuda@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.