Porque usa o @ de Arroba num endereço de e-mail

O @ de arroba no e-mail

O símbolo da arroba (@) terá surgido ainda na Idade Média, contudo os registos sobre a sua origem e significado do arroba não são claros, existindo algumas variantes, diz-se que serviam para sinalizar os preços; peso de materiais (ex: 1 arroba de batatas, são 15 Kg); outros utilizavam para se referir à casa de alguém (do inglês “at”), em casa de, ou na casa de.

A palavra arroba tem origem na lingua árabe como ar-ruba’a, significa um quarto ou quarta parte. Mas a maior parte de nós aprendeu que era uma unidade de peso: 1 arroba equivale a 15 Kg.

Graficamente, o círculo ao redor do a seria o d, que segundo alguns foi feito como uma junção gráfica que era comum à época, para poupar tinta e papel na escrita.

Uma coisa é certa o seu uso ao nível comercial passou a ser conhecido como commercial at, ou apenas at, o seu símbolo fazia parte dos teclados das máquinas de escrever, mas sem grande uso. O símbolo @ ou “at” é amplamente utilizado na informática, tendo sido colocado pela primeira vez em 1972 por Ray Tomlinson nos endereços de endereços electrónicos (vulgo e-mail).

Para perceber melhor, veja-se o exemplo abaixo:

manuel@empresa.com

Está-se a dizer que o manuel está (o servidor que está a enviar o e-mail) na empresa.com, ou no exemplo, manuel@gmail.com está-se a dizer que o manuel está a enviar o e-mail através dos servidores do Gmail.

Nota: os endereços de e-mail são sempre escritos em letra minúscula, não podem ter acentos e têm ser uma palavra única (não pode haver separação entre nomes, podendo ser unidos com diversos símbolos), conforme o exemplo abaixo:

formacaoajuda@gmail.com

Se gostou deste artigo e o achou interessante coloque o seu “Gostar” e partilhe-o com os seus amigos. Este site serve para isso mesmo: elucidar, ensinar e relembrar algum assunto a quem gosta de Informática.

Em caso de alguma dúvida ou questão, envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com para qualquer esclarecimento.

Subscreva o nosso blog e receba automaticamente os novos artigos,

Obrigado.

Deixe uma Resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.