O que são Algoritmos

Algoritmo

Um Algoritmo é uma sequência finita de acções executáveis que visam alcançar um determinado objectivo ou problema.

Um algoritmo não é um programa de computador, mas antes um conjunto de passos para executar uma qualquer tarefa. Por exemplo: um algoritmo é executado (no nosso subconsciente) quando se levanta da cama e o que vai fazer a seguir, ou podemos ter um algoritmo quando nos vestimos (no fundo é uma sequência de tarefas), ou como exemplo podemos ter uma algoritmo quando preparamos uma receita de cozinha. No fundo todos estes exemplos utilizam uma determinada sequência (ordenada) para executar uma tarefa. Sintetizando, qualquer que seja a tarefa que seja executada e que segue uma determinada sequência, isto é, especifica o que você deve fazer em primeiro, qual o passo seguinte e assim por diante.

No exemplo abaixo temos um algoritmo quando verificamos que o candeeiro não acende e em função disso vamos executar uma série de passos (o nosso algoritmo).

Exemplo de um Algoritmo.

Ou seja, seguir um determinado algoritmo indica quais os passos a serem dados para realizar uma qualquer tarefa, impedindo assim, no exemplo de nos vestirmos, que se calce os sapatos antes de calçar as meias e no exemplo do candeeiro as tarefas que são executadas em função de…

Um algoritmo é algo que fazemos todos os dias, desde que acordamos, nos vestimos, etc. Os algoritmos fazem parte de nós dos de forma inconsciente.

É importante perceber que um algoritmo possui um determinado fluxo e que pode seguir diferentes caminhos, dependendo da situação (como no exemplo do candeeiro). Outro aspecto que deve ser considerado é que um algoritmo é finito, como aliás, qualquer tarefa, mesmo que o resultado do fim dessa tarefa possa despoletar uma nova tarefa e assim consecutivamente.

Algoritmos na computação

Todas as tarefas executadas pelo computador, são baseadas em algoritmos, um algoritmo deve ser bem definido, pois é uma máquina que o irá executar. Vamos pensar numa calculadora, sabemos que para executar uma operação de multiplicação é executado um algoritmo que irá efectuar um conjunto de somas consecutivas um número de vezes.

Vamos fazer o seguinte exercício para perceber o que é um algoritmo, faça o seguinte: – crie um algoritmo mentalmente ou desenhe em papel um algoritmo para as suas tarefas do dia-a-dia a partir do momento em que você acorda, até que toma o pequeno-almoço.

De facto, os algoritmos hoje fazem parte do nosso dia-a-dia. Eles estão nas operações bancárias (quando faz um empréstimo), operam no mercado de acções, decidem se você pode ou não realizar um financiamento imobiliário, nos seguros, na medicina (quando um médico faz um diagnóstico) e um dia poderão vão estar integradas no mundo automóvel (dirigindo o seu carro de forma autónoma).

O xadrez é um imenso algoritmo

um jogo de xadrez é um conjunto de algoritmos encadeados e analisados aritméticamente. Mediante a jogada efectuada é feita uma análise dos movimentos da próxima jogada e depende da jogada do seu oponente vai evoluindo. Os computadores executam essa tarefa rapidamente, validando as diferentes possibilidades. O tampo que um ser humano leva para executar uma jogada é muito maior que um o computador (normalmente milésimos de segundos). O computador em 1997 ganhou pela primeira vez ao campeão mundial Garry Kasparov um jogo de xadrez.

Algoritmos e inteligência artificial (IA)

Actualmente os chamados algoritmos inteligentes, que permitem aprender por eles, a denominada Aprendizagem Automática (Machine Learning), são algoritmos inteligentes e já estão inseridas nas nossas actividades diárias e nem nos apercebemos. Quando vemos um filme na Netflix, ouvimos uma música no Spotify, encomendamos um livro na Amazon, vamos ao Facebook, Instagram ou outra rede, por trás dessa escolha que nos é apresentado existe a influência de algoritmos de recomendação. Quando consultamos a sugestão do caminho que é proposto pelo Google Maps ou quando vai de um ponto para outro e o UBER indica o caminho que o condutor deve seguir. Todas estas tarefas são baseados em algoritmos.

Veja como hoje funcionam os algoritmos, neste excelente video de uma Ted Talk

Actualmente os sistemas que utilizam inteligência artificial conseguem aceder, armazenar e analisar milhões de dados, podendo realizar automaticamente tarefas com base nessa análise, fechar acordos, vender, controlar uma linha de produção etc., mas não é capaz de criar estratégias do zero, necessita de quem programe o seu objectivo (por enquanto o ser humano).

Além disso, tudo o que envolve humanização, sentimentos como empatia ou características como dedicação, mesmo em num contexto tecnológico de IA, ainda é função do ser humano. Muitos dos empregos como os que conhecemos hoje vão ser extintos ou irão transformar-se radicalmente, mas tantos outros novos irão surgir. Podemos ter uma certeza em 2050, nada será como é hoje.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.