Memória e Capacidade de Armazenamento

É vulgar quando olha para um qualquer folheto promocional de Smartphones ou Tablets ser-lhe apresentada a capacidade desse equipamento, que geralmente varia de 32 Gb a 128 Gb. Mas há que distinguir duas coisas, a capacidade de armazenamento (espaço para guardar dados, leia-se: Fotos, Musicas, Videos, etc.) e a memória RAM, podendo dizer-se sendo que ambos fazem parte da memória interna.

Actualmente pode-se considerar que se deseja comprar um dispositivo em que queira navegar na Internet, este deverá ter no mínimo 4 Gb de memória RAM e 64 Gb de capacidade de armazenamento (é provável que dentro de 2 anos a memória RAM seja de 6 Gb). Tudo o que tiver menor memória é provável que esteja em “fim de comercialização” e estará para ser descontinuado.

Image by rawpixel.com

Mas se o problema é falta de capacidade de armazenamento (fotos, música, video, etc.) e se tem a possibilidade de colocar um cartão micro SD como acréscimo ao equipamento (deve verificar as características para essa possibilidade), então será mais barato adquirir esta extensão à capacidade, do que comprar um novo equipamento. Eventualmente não resolverá o problema da rapidez no acesso à Internet (só com mais memória RAM), mas se comprou o equipamento há menos de 2 anos, então não o troque já.

Resumindo: Existem basicamente dois tipos de memórias num equipamento informático: as memórias voláteis, ou seja, as que retêm a informação até que haja ausência de energia, ou o equipamento seja desligado, a esta memória denomina-se memória RAM (memória de acesso aleatório) e temos a memória não volátil ou memória ROM (memória somente de leitura), ou seja, aquela que permanece sempre no equipamento e que tem a base da configuração do nosso equipamento, por exemplo.

É na memória volátil (RAM) que se encontram armazenados temporariamente o que estamos a processar, a memória cache resultado de das operações que estamos a realizar, os dados de transferência (antes de serem registados no disco ou num qualquer tipo de armazenamento).

Devemos por isso reter a seguinte informação. Quanto mais memória RAM tivermos no nosso equipamento, por norma mais rápido ele será, mas também quanto mais memória RAM tiver, mais caro ele será.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.