É vulgar quando olha para um qualquer folheto promocional de Smartphones ou Tablets ser-lhe apresentada a capacidade desse equipamento, que geralmente varia de 32 Gb a 128 Gb. Mas há que distinguir duas coisas, a capacidade de armazenamento (espaço para guardar dados, leia-se: Fotos, Musicas, Videos, etc.) e a memória RAM, pode-se dizer que ambas fazem parte da memória interna de um equipamento
Actualmente pode-se considerar que se deseja comprar um dispositivo em que queira navegar na Internet, este deverá ter no mínimo 4 Gb de memória RAM e 64 Gb de capacidade de armazenamento (é provável que dentro de 2 anos a memória RAM seja de 6 Gb). De facto, tudo o que tiver uma capacidade menor de memória é provável que esteja em “fim de comercialização” e estará para ser descontinuado.

Mas se o problema é falta de capacidade de armazenamento (fotos, música, video, etc.) e se tem a possibilidade de colocar um cartão micro SD como acréscimo ao equipamento (deve verificar as características para essa possibilidade), então será mais barato adquirir esta extensão à capacidade, do que comprar um novo equipamento. Eventualmente não resolverá o problema da rapidez no acesso à Internet (só com mais memória RAM), mas se comprou o equipamento há menos de 2 anos, então não o troque já, é certo que a rapidez vá superar todas as expectativas, assim como todas as outras capacidades dos dispositivos electrónicos.
Resumindo: Existem basicamente dois tipos de memórias num equipamento informático: as memórias voláteis, ou seja, as que retêm a informação até que haja ausência de energia, ou o equipamento seja desligado, a esta memória denomina-se memória RAM (memória de acesso aleatório) e temos a memória não volátil ou memória ROM (memória somente de leitura), ou seja, aquela que permanece sempre no equipamento e que tem a base da configuração do nosso equipamento, por exemplo.
É na memória volátil (RAM) que se encontram armazenados temporariamente o que estamos a processar, daí quanto maior é esta memória, mais dados colocamos em memória.
No nosso equipamento, devemos também ter em atenção à memória cache que utilizamos e ao processador usado, mas esta preocupação acontece apenas em computadores e em modelos antigos.
Devemos por isso reter a seguinte informação: – quanto mais memória RAM tivermos no nosso equipamento, mais rápido ele será, mas também quanto mais memória RAM tiver, mais caro ele será, isso é uma certeza.
Se tiver duvidas sobre este assunto, envie um mail com as suas dúvidas para: formacaoajuda@gmail.com