Sobre o wi-fi

Foi por volta de 1989 que foram iniciados os primeiros testes com a tecnologia wi-fi , do inglês wireless fidelity, ou “fidelidade sem fio”. Em Portugal esta tecnologia foi disponibilizada no ano 2000 em alguns locais públicos, como restaurantes, postos de atendimento dos CTT, etc., os chamados hotspots.

Actualmente muitos locais disponibilizam acesso as redes wi-fi, mesmo em alguns transportes públicos, vulgarizando-se assim o seu acesso.

Num futuro, que será com certeza dentro de poucos anos, o acesso wi-fi, estará disponível em qualquer parte, criando uma verdadeira rede de acesso por este método, em que se está praticamente sempre ligado à Internet em todo o lado. É provável que os com os novos pacotes de dados ilimitados tudo possa mudar nesse capitulo tecnológico de estar conectado à Internet.

O 5G vai permitir ligações muito mais rápidas e com uma penetração em sectores muito diferentes do que actualmente. Estamos a falar de telemedicina, o IOT (Internet Of Things), etc.

Nota: Confundir wi-fi com Internet gratuita é um erro. Os operadores de telecomunicações é que disponibilizam a Internet (que é paga) e que depois é distribuída por entidades (privadas ou públicas), podendo esta ser distribuída de forma gratuita ou com o pagamento da utilização desse serviço.

Actualmente, praticamente todos os computadores e telemóveis (smartphones) já vêm de fábrica com possibilidade de acesso a redes wi-fi, sem que necessite de dados móveis no seu equipamento, exemplo dos Tablets.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.