Internet e a Web

Se pensa que a Internet e a Web são a mesma coisa, fique a saber que está parcialmente errado já que não é a mesma coisa, mas uma coisa é correcta, não existe Web sem Internet.

Mas detalhando, a Internet é a infraestrutura da rede de comunicações que interconecta milhões de computadores e que teve por base uma necessidade militar (a ARPANET). Esta rede de comunicação de dados (que podem ser na forma de e-mail, ficheiros de dados, ficheiros de imagem ou som, ficheiros de mensagens de texto, etc.). Ou seja, é uma forma de comunicar e trocar informações em rede a nível mundial. Já a Web é diferente, o que relaciona uma e outra é que para utilizar a Web (ou World Wide Web – WWW) necessita dessa rede de comunicações (a Internet), servindo a Web para armazenar páginas de informção (os sites que normalmente pesquisa, ou navega num browser).

Uma visão da rede de computadores que liga todo o mundo e forma a Internet

Mas começando pelo principio, a história da Web

Foi no dia 6 de Agosto de 1991 que o cientista britânico Tim Berners-Lee, físico e cientista britânico do CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) criou um serviço com informação que podia ser consultada publicamente, ou seja a primeira página Web.

A “teia” de páginas de informação que podem ser consultadas por todos (o que vulgarmente designamos por páginas), foi aumentando trazendo todos os assuntos passiveis de serem consultados por todos. Esta “teia” de páginas Web é adicionada ou actualizada todos os dias com novas informações e nas quais todos podemos contribuir, consultar, ou simplesmente “navegar” nelas, claro que temos que ter as ferramentas e conhecimento para tal. Daí dizer-se que ninguém é dono da Internet e por consequência da Web, apesar de muitos governos (especialmente as ditaduras) quererem controlar o seu acesso. Na Coreia do Norte, por exemplo o acesso à Internet tem muitas restrições e só a informação que interessa é que passa e muitas vezes com informação falsa. Se pensa que estando na Coreia do Norte (por exemplo) consegue pesquisar o google ou outro motor de busca, esqueça.

Podem assistir aqui neste site a alguns videos partilhados do Youtube, que poderão esclarecer melhor o que a Internet, veja no menu videos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.