Cuidado com os Carregadores USB Públicos: Juice Jacking

Sabe o que é Juice Jacking?

Para perceber melhor este perigo cibernético que pode acontecer consigo, vou contar uma história: Um belo dia, estava você fora de casa (em passeio ou a viajar) e verifica que a bateria do seu smartphone (telemóvel com acesso à Internet) está a necessitar de ser carregado urgentemente (alerta de bateria fraca). Então lembra-se que existem alguns locais que lhe permitem carregar a bateria do telemóvel num ponto de carregamento e esse local até é gratuito. Então decide colocar o seu telemóvel à carga e procura um local que lhe parece um sitio calmo, onde pode carregar a bateria do seu telemóvel enquanto descansa.

Sabe ou conhece alguns locais onde o pode fazer (os quiosques de carregamento por cabo USB), já que estes pontos de carregamento estão normalmente em locais de grande passagem de pessoas, como num Centro Comercial, nos Aeroportos, bombas de combustível, etc., locais que parecem ser seguros e locais de descanso.

Foto: rawpixel

É nesse momento que o Juice Jacking entra em ação, um perigo silencioso e aparente inofensivo, o seu smartphone pode estar em risco. Como não sabe o que está no inicio de carregamento, os Hackers podem modificar essas estações de carregamento de diversas formas, infectando-as com malware. Ao conectar seu smartphone por cabo USB (o seu cabo usado para carregar em sua casa), o malware pode ser transferido para o seu dispositivo, tornando-o vulnerável e sem defesa, mesmo que possua um software antivírus instalado.

O seu smartphone fica “visível” ao roubo de dados, como senhas, fotos, contatos e até mesmo informações bancárias. Este perigo cibernético é cada vez mais comum e é constantemente alertado nos fóruns de segurança informática, em alguns meios de noticias, como uma forma de os piratas informáticos (Hackers) roubarem os dados do nosso telemóvel.

Os Cabos USB e as suas possibilidades de conexão

Um vulgar cabo USB possui 4 fios independentes no seu interior, dois são usados para transferência de dados, um funciona como controlo eléctrico, do mesmo modo que um “fio de terra” num fio electrico (GND) e apenas um é de alimentação elétrica a 5 volts. Desse modo, um cabo USB permite que uma única conexão realizar ao mesmo tempo, transferência de dados e fornecimento de energia. Se virar para si a ponta mas larga do terminal USB vai ver as diversas conexões.

Pontos de carregamento USB

Hoje é vulgar encontrar pontos de carregamento gratuito (quiosques de carregamento de telemóvel), especialmente em centros comerciais e nos aeroportos, como já contei na história acima. Saiba no entanto que isso pode ser uma “fonte” de contágio, já que esses  pontos de carregamento USB que lhe permitem carregar a bateria do smartphone de forma gratuita, pode sair muito caro. 

O método de pirataria informática Juice Jacking é uma forma dos piratas informáticos poderem aceder aos seus dados pessoais (como fotos, contactos, dados bancários, etc.), bem como outros dados guardados no equipamento (como palavras passe) e conseguirem saber o IMEI e o IP do equipamento, podendo na posse desses dados aceder ao seu dispositivo de forma remota (o equipamento fica vulnerável, podendo ser acedido o microfone, a câmera, etc.).

Quando se cria uma segurança, existe sempre alguém por aí com ideias criminosas que tenta furar essa segurança. Os piratas informáticos (Hackers), arranjam diariamente esquemas e novas formas de roubo cibernético, cada vez mais sofisticados e difíceis de serem detectados. Por isso, proteja-se.

Como se proteger do Juice Jacking?

É fácil, nunca, mas nunca, carregue a bateria do seu telemóvel através de carregadores USB em locais públicos.

Alternativas caso necessite de carregar a bateria do seu equipamento:

  • Traga o seu carregador de energia e ligue-o apenas a tomadas de corrente eléctrica, aí não tem perigo;
  • Adquira e ande sempre um “Power Bank” que lhe permita carregar ou utilizar o seu telemóvel com falta de bateria;
  • Ou em alternativa adquira um cabo USB (pesquise ou procure especificamente por este tipo de cabos que somente lhe permite passar energia e não dados).
foto: rawpixel

Então, sim, o Juice jacking é um perigo real.

Se gostou deste artigo dê o seu “Gosto” e se o achou interessante, partilhe-o com os seus amigos. Este site serve para isso mesmo: elucidar, ensinar e relembrar algum assunto a quem gosta de Informática. Este site já conta mais de quarenta artigos que podem ser do seu interesse, vá até ao separador Menu de Artigos e faça as suas escolhas.

Em caso de alguma dúvida ou questão, envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com para qualquer esclarecimento.

Subscreva o nosso blog e receba os novos artigos.

Obrigado

Deixe uma Resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.