Saber mais sobre o Perplexity
Recentemente, em abril de 2025, surgiu oficialmente em Portugal o Perplexity, uma aplicação que utiliza a IA generativa que é uma solução hibrida, já que é simultaneamente um motor de busca “inteligente” e um chatbot. Algo que pode ser considerado uma inovação e uma vantagem. O Perplexity AI, tem-se destacado devido à forte campanha publicitária do operador MEO, que realizou uma parceria estratégica com a empresa de Inteligência Artificial. A MEO oferece até ao fim do corrente o Perplexity PRO para os seus clientes, bastando ir a My Meo e activar.
Nota: Esta exposição mediática levou a que muitos utilizadores estejam a conhecer esta aplicação e a experimentar nos seus dispositivos, tornando-a, por isso, rapidamente uma das opções mais faladas no país.

O que tem diferente uma procura ou pesquisa com o Perplexity
O conceito é um pouco diferente, apesar de usar um Prompt a aplicação Perplexity é uma experiência diferente de quando utiliza o ChatGPT ou o Gemini, apesar de ser conversacional (chat) foi concebido para ser um motor de pesquisa “inteligente”. Na prática, enquanto o ChatGPT e o Gemini são modelos de linguagem de grande escala (LLMs) e criados para gerar texto, responder a perguntas e manter conversas, o Perplexity foca-se em fornecer respostas que são factualmente precisas e apoiadas por fontes verificáveis.
Acesso em tempo real
O Perplexity tem acesso a informações em tempo real da internet, o que significa que as suas respostas são baseadas nos dados mais recentes disponíveis. Já o ChatGPT e o Gemini podem ter limitações nos seus dados, dependendo da versão que está a usar, e podem não ter acesso a informações muito recentes.
Modelos que o Perplexity Utiliza
O Perplexity usa vários LLMs para processar as suas perguntas e gerar respostas. Ele trabalha com modelos como o GPT-4 e o GPT-5 (da OpenAI), o Claude 3 (da Anthropic) e o Gemini (do Google), o DeepSeek-R1ou o Grok (da xAI). Dependendo da complexidade da sua pergunta, o Perplexity pode escolher o modelo que considera mais adequado para responder.
A abordagem de “múltiplos modelos” diferencia-se de outras ferramentas. Já que em vez de ficar “preso” a um único modelo, ele age como um hub que o conecta ao melhor modelo de IA para a sua pesquisa, garantindo respostas mais precisas e robustas, sempre com as devidas citações.
História da Perplexity AI
A fundação da empresa ocorreu em agosto de 2022 por quatro especialistas em IA (Aravind Srinivas, Denis Yarats, Johnny Ho e Andy Konwinski) oriundos de grandes empresas como OpenAI, Meta AI, Google Brain e Databricks. Tendo sido o primeiro produto, um motor de busca conversacional baseado em IA que foi lançado em dezembro de 2022, distinguindo-se pela entrega de respostas diretas com citações de fontes. A aposta em termos de marketing de estabelecer parcerias com operadores de comunicações, foi entendida e numa frase do seu CEO, Aravind Srinivas, quando disse “os operadores de telecomunicações são a espinha dorsal da democratização do conhecimento online”.
Como modelo de negócio aposta tanto na versão gratuita como numa subscrição na versão Pro, em que garante o acesso a modelos avançados de IA e soluções inovadoras de pesquisa, disponíveis quer em navegadores para computadores com o para a web com uma app móvel.

Como surgiu o nome para a empresa ?
O nome “Perplexity” expressa o objetivo de simplificar e resolver questões complexas dos utilizadores, promovendo uma experiência intuitiva e educativa baseada em IA.
Quais as ferramentas de IA mais utilizadas em Portugal ?
Em primeiro lugar temos o ChatGPT, da OpenAI, foi em 2022 a primeira aplicação de IA generativa a ganhar notoriedade global e continua também a ser a mais utilizadas em Portugal. A sua capacidade de gerar respostas rápidas, claras e em bom Português, tornou-a uma ferramenta “indispensável” para muitos profissionais, mas também para estudantes, ou apenas para muitos curiosos e com apetência para conhecer e experimentar novas tecnologias. Além disso, a sua interface simples permite que até utilizadores menos experientes consigam tirar partido da tecnologia em poucos minutos.
Em segundo lugar aparece o Google Gemini (o sucessor do Bard e que está bem inserido no ecossistema Google). Esta ferramenta está totalmente integrada com aplicações como Google Drive, o Gmail ou Docs, mas também com o próprio brower da google. Este chatbot torna-se especialmente útil e prático para quem precisa de apoio no trabalho colaborativo e na gestão de documentos.
Em terceiro lugar aparece o Copilot, um assistente de IA integrado no Office 365 da Microsoft e que permite uma integração com aplicações como o Word, o Excel, o PowerPoint e mesmo o Outlook. Uma funcionalidade que é especialmente valorizada em ambientes profissionais, onde o Office 365 é largamente usado, permitindo como ferramenta de produtividade acelerar a criação de relatórios, apresentações e até análises de dados.
Em quarto lugar aparece o Claude, desenvolvido pela Anthropic e que se diferencia das restantes ferramentas por dar especial atenção à segurança e à ética no uso da IA. Sendo muito popular entre utilizadores mais experientes e que procuram respostas consistentes e um ambiente de utilização mais transparente.
Aplicações como o Perplexity, ou Mistral – Le Chat – seguem nos restantes lugares. Contudo, podemos resumir que todos os dias aparecem novas ferramentas e actualizações a aplicações com o uso de IA, que são cada vez mais uma prioridade a privacidade, a conformidade com regulamento europeus (como o RGPD), o controlo da idade, o controlo parental e uma forte oferta de alta qualidade para todos os utilizadores.
Resumo comparativo

Como escolher a melhor aplicação de IA para o seu perfil de utilização ?
Estudantes: o ChatGPT, o Gemini e o Perplexity são excelentes opções, graças ao nível de resposta e no caso do Perplexity apresenta como chegou à informação, fornecendo as fontes onde foi buscar a informação.
Profissionais de escritório: o Copilot destaca-se pela integração com ferramentas já usadas no dia a dia na utilização de aplicações Microsoft.
Profissionais Independentes: o Gemini ao estar integrado com o gmail, com o browser da google (o mais utilizado) é frequentemente apresentado e usado por mais utilizadores com este perfil profissional.
Programadores e utilizadores avançados: o Claude oferece uma maior segurança e consistência nas informações apresentadas.
Curiosos, estudantes e utilizadores ocasionais: o Perplexity é uma alternativa interessante para experimentar, especialmente para estudantes que necessitam de ter informação rápida e apresenta respostas precisas e contextualizadas (a citação de fontes muito importante já permite que o utilizador possa verificar a veracidade das informações apresentadas).
Quais as vantagens e riscos da utilização de IA Generativa
Vou dizer de uma forma simples: as ferramentas de IA aceleram tarefas que antes demoravam horas, permitindo mais tempo para a criatividade e inovação. Desde ideias para artigos até à geração de imagens, a IA tornou-se uma parceira na criação de conteúdos, que apesar de serem criados pela IA são originais.
Pergunta que fica no ar: O Perplexity é melhor do que o Google Gemini ou o chatGPT?
Não necessariamente. O Perplexity foca-se em respostas rápidas baseadas em pesquisa, enquanto o Gemini é mais completo para quem já usa serviços Google, o chatGPT por outro lado tem uma escrita mais criativa e apresenta resultados muito consistentes. Portanto, quando as suas questões exigem uma resposta mais complexa, deve experimentar todos, garantindo uma resposta mais consubstanciada e com menos probabilidade de alucinações (https://formacaoajuda.com/2024/03/01/as-alucinacoes-da-inteligencia-artificial/).
Qual a aplicação mais segura nos dados apresentados?
Na minha opinião e porque utilizo mais vezes, aponto para O Claude já que é geralmente apontado como a aplicação que apresenta melhores dados e valoriza mais a ética e a segurança dos dados.
Será que a IA pode substituir totalmente o trabalho humano?
Não. Como já disse por diversas vezes e expliquei a IA é uma ferramenta de apoio. A criatividade, o pensamento crítico e o julgamento humano continuam insubstituíveis e esperamos que assim seja sempre, mesmo com a IA Geral (AGI).
Conclusão e recomendações finais
A Inteligência Artificial Generativa está a transformar a forma como trabalhamos, estudamos e até como interagimos online. Em Portugal, as aplicações mais usadas vão desde o ChatGPT, ao Gemini e até ao Perplexity. No entanto, cada uma com vantagens distintas e todas devem ser experimentadas de modo a ver as diferenças e a apurar os melhores resultados, já que ao nível de utilização apresentam algumas diferenças, apesar de todas se basearem em LLMs (https://formacaoajuda.com/2025/03/14/o-que-sao-llms/) e em realizar um “bom” Prompt.
Recomendo que todos devem aprofundar mais sobre esta temática, para tal devem consultar um guia da Comissão Europeia sobre a IA (https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/artificial-intelligence), que aborda os desafios e oportunidades desta tecnologia.
Por fim, para quem gosta de usar a IA como ferramenta de apoio, considero que deve instalar o Perplexity e ver as suas vantagens, se não gostar desinstale ou simplesmente não utilize.
Se gostou deste artigo e o achou interessante dê o seu “Gosto” e partilhe-o com os seus amigos. Este site serve para isso mesmo: elucidar, ensinar e relembrar algum assunto a quem gosta de Informática.
Em caso de alguma dúvida ou questão, envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com para qualquer esclarecimento.
Subscreva o nosso blog e receba automaticamente os novos artigos,
Obrigado.