Inteligência Artificial é mesmo para todos
Este episódio, o quinto, é um pouco mais longo que os anteriores e procura mostrar e debater os receios com a utilização de IA, especialmente em idades com mais de 60 anos, mas também nos benefícios que essa tecnologia poderá trazer. Neste episódio vão ser abordadas situações relativas às mudanças e às necessidade de adaptação no mercado de trabalho, ou seja, idades com menos de 50 anos de idade.

Convido-o a ouvir este episódio na plataforma:
Episódio 5 – A inteligência artificial para todas as idades
Youtube: https://youtu.be/3r5PD68615k
Nota: Para a produção deste episódio foram consultados diversos sites e artigos, apresentados nos links abaixo. Contudo, existem valores estatísticos que não me foi possível apurar com rigor e as percentagens são apresentado como valores por estimativa ou aproximação. Fica desde já as minhas desculpas.
Sites consultados:
- Observatório da Sociedade Digital (https://observatorioia.fcsh.unl.pt/)
- Centro de Estudos Socioeconómicos (https://ciencia.iscte-iul.pt/centres/dinamiacet-iul)
- FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (https://www.fct.pt/ocde-publica-relatorio-sobre-a-implementacao-de-politicas-publicas-em-ciencia-cidada/)
- DESI – Digital Economy and Society Index (https://digital-decade-desi.digital-strategy.ec.europa.eu/datasets/desi-2022/charts)
- Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias – INE (https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=ine_main&xpid=INE)
- Automação e inteligência artificial no mercado de trabalho português: desafios e oportunidades – Fundação Francisco Manuel dos Santos (https://ffms.pt/pt-pt/estudos/policy-papers/automacao-e-inteligencia-artificial-no-mercado-de-trabalho-portugues-desafios-e-oportunidades)
- Estatísticas comparativas entre países europeus sobre adoção digital – Eurostat (https://ec.europa.eu/eurostat)
- Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – (https://portugalclinicaltrials.com/en/clinical-research-centers/centro-hospitalar-universitario-lisboa-norte/)
- Observatório do Emprego na Era Digital (https://www.aveirotechcity.pt/pt/atividades/observatorio-do-emprego/submit/1541?ccm_order_by_b2273=cv.cvDatePublic&ccm_order_by_direction_b2273=desc&ccm_paging_p_b2273=6&ccm_paging_p_b2647=13&ccm_order_by_b2647=cv.cvDatePublic&ccm_order_by_direction_b2647=desc)
- Regulamento Europeu sobre Inteligência Artificial (https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=OJ:L_202401689)
Conclusão
A inteligência artificial é um tema que está a transformar o quotidiano dos portugueses e não só, desde os jovens com 20 anos até aos cidadãos mais seniores. Enquanto os mais jovens abraçam estas tecnologias com naturalidade, muitos portugueses acima dos 50 anos enfrentam desafios de adaptação e receios, apesar dos benefícios que a IA pode trazer à saúde, autonomia e qualidade de vida.
Convide os seus amigos a ouvir, envie-lhes o link para que seja mais fácil encontrar o episódio do Podcast. Este site/blog e agora também com Podcast, serve para isso mesmo: elucidar, ensinar e relembrar algum assunto a quem gosta de Informática.
Em caso de alguma dúvida ou questão, envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com para qualquer esclarecimento.
Subscreva o nosso blog e receba automaticamente os novos artigos,
Obrigado.
Obrigado professor Rui abraço.
GostarGostar
Lamento mas este artigo acabou por não ter o registo áudio esperado, um erro que será corrigido brevemente.
Obrigado pela vossa compreensão.
GostarGostar