Muito se tem ouvido falar na conexão de Internet a 10 Gbps (Gigabits por segundo). O que é de facto uma velocidade extremamente rápida e que é possível obter em 2024 numa residência particular. Anteriormente estas velocidades eram unicamente disponibilizadas a empresas. No entanto, para obter esta velocidade de Internet pode ser um desafio técnico, complexo e com diversos recursos técnicos necessários bem como de infraestrutura.
Leia este artigo para perceber os pós e os contras com a sua instalação.

Ligações à Internet a 10 Gbps
Em primeiro lugar tem que ter uma conexão de fibra óptica até à residência (FTTH – Fiber-to-the-Home), saiba que outro tipo de ligação à Internet torna inviável conexões de alta velocidade de Internet, ou seja, taxas de transferência de dados ou throughput de rede, superior a 1 Gbps (Gigabit per second).
Mas não basta ter uma instalação de fibra óptica, essa é apenas a primeira questão a ter em conta. Deverá perceber junto do seu operador de comunicações, ou ISP (Internet Service Provider) qual o tipo de FFTH possui a instalação que chega à sua residência ou ao seu prédio. Alguns operadores fornecem ligação de fibra ótica FTTB, ou seja, o seu prédio recebe o sinal efectivamente por fibra óptica, mas a ligação ao seu apartamento é feita normalmente por cabo coaxial. A ligação de fibra óptica pode ser do tipo FTTN ou FTTC, ou seja, existe uma ligação até uma caixa ou armário (street cabinet) normalmente instalado na rua e depois a ligação até ao seu prédio ou residência é feito por cabo coaxial e que neste caso uma ligação é repartida por vários utilizadores ou clientes. Ou seja, a ligação de fibra óptica tem que ser FFTH, de outra forma é provável que não consiga obter os 10 Gbps.
Estas são as regras principais da infraestrutura de rede antes de chegar a sua casa ou à sua residência.
Chegados ao interior da sua casa, deve ter duas situações técnicas principais a ter em conta.
Equipamentos:
- Modem/ONU (Optical Network Unit)/ Router: O seu operador de comunicações (ISP) deve fornecer e instalar um equipamento compatível com velocidades de 10 Gbps.
- Cabo Ethernet: Cabos de categoria 6a (Cat6a) ou superiores (como Cat7 ou Cat8) são os únicos recomendados para suportar 10 Gbps, os de Cat5 só conseguem atingir uma velocidade de 100 Mbps. Saiba ver a diferença e que unicamente estas categorias de cabos de ethernet (cabos de rede) cat6 ou superior, têm a possibilidade de velocidades acima de 100 Mbits. Verifique a distância entre o router o dispositivo que vai ligar à Internet. Distâncias superiores a 100 metros podem comprometer a velocidade e necessitar de um switch para garantir a velocidade final
- Switch: Se precisar de várias conexões cabladas, deve possuir um switch que suporte 10 Gbps.
- Wi-fi: Se deseja ter conexões Internet na sua residência via wi-fi com alta velocidade, tem que ter router que possua wi-fi 6 (protocolo 802.11ax), ou superior. Existe um artigo neste site/blog sobre o wi-fi 6, que deve ler para perceber melhor. Saiba com o seu operador de comunicações se o router suporta tecnologia XGS-PON e/ou MIMO 4×4.
Dispositivos e Adaptadores:
- Adaptadores de Rede: Os seus equipamentos (tanto computadores, servidores ou outros equipamentos mesmo smartphones têm que possuir placas de rede (NICs) que suportem 10 Gbps. Normalmente só atingem velocidades até 1 Gbps, verifique os seus equipamentos.
- Configuração do Sistema: Sistemas operativos e drivers atualizados que poder suportar conexões a 10 Gbps.
Outras Considerações relevantes:
- Garantia de Suporte Técnico sempre que necessitar: A Assistência técnica do operador de comunicações (ISP) deve garantir não só a instalação e configuração mas também disponibilizar a possibilidade de verificação de velocidade (Internet Speed Test).
- Custos: Planos de 10 Gbps e o hardware necessário podem ser caros, então é importante estar ciente dos custos envolvidos.

Em Portugal operadores como a MEO, a Vodafone ou a NOS disponibilizam artigos que pode e deve consultar para perceber mais sobre a Internet a 10 Gbps. Por exemplo estes selecionados por mim.
MEO – (https://blogempresas.meo.pt/10-gbps-a-alta-velocidade-chegou-a-249817)
Vodafone – https://www.vodafone.pt/pacotes/internet.html
NOS – https://forum.nos.pt/novidades-16/conheca-o-router-10gbps-43573
Vantagens da internet a 10 Gbps para utilizadores residenciais
Como tudo na vida existem vantagens e desvantagens. Antes do mais deve reflectir a sua necessidade, o seu custo (quer na mensalidade que paga e no que tem de fazer tecnicamente e ao nível de equipamentos para garantir esta velocidade de Internet).
Se a sua opção for avançar, saiba que:
- Downloads e uploads instantâneos: Diga adeus ao tempo de espera para fazer o download de arquivos e ficheiros grandes e “pesados” como enviar vídeos, desenhos de arquitectura, etc.
- Streaming de vídeo sem buffer: Assistir a filmes e séries favoritos em resolução 4K ou até 8K sem paragens ou interrupção. A internet a 10 Gbps garante uma experiência de streaming fluida e sem “travamentos” ou congelamento da imagem.
- Jogos online sem lag ou latência: Com Internet a 10 Gbps pode efectivamente desfrutar de jogos online que exigem muita renderização de imagem e permuta de pacotes (como simuladores de carros e de aviões, ou mesmo de alguns jogos). A internet a 10 Gbps oferece a latência mínima necessária para uma experiência competitiva e para os utilizadores sem frustrações.
- Realidade virtual imersiva: Explorar “novos mundos” sem se preocupar com problemas de conexão. A internet a 10 Gbps garante uma experiência possibilidade imersiva e realista (ver o artigo neste site/blog sobre Metaverso).
- Suporte para vários dispositivos simultâneos: Conecte todos os seus dispositivos à internet sem se preocupar com quedas na velocidade. A internet a 10 Gbps oferece largura de banda suficiente para que você possa usar vários dispositivos ao mesmo tempo, sem necessidade de comprometer e gerir o desempenho de nenhum dos equipamentos.
- Preparado para o futuro: A internet a 10 Gbps garante que você esteja preparado para as tecnologias do futuro, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e casas inteligentes.
Custo da internet a 10 Gbps
O custo da internet a 10 Gbps varia de acordo com a operadora e o plano escolhido. No entanto, em geral, os preços são mais altos do que os planos de internet com velocidades mais baixas. É importante comparar os preços e as ofertas antes de contratar um plano de internet a 10 Gbps que possa ir de encontro com as suas necessidades e instalação. É importante estar ciente de todos custos envolvidos.
Considerações finais:
Posso dizer e de acordo a minha opinião que a internet a 10 Gbps é uma tecnologia que podemos classificar de inovadora e que oferece uma série de vantagens para utilizadores muito exigentes. Se procura uma melhor experiência online, eventualmente, muito superior ao que possui actualmente e está preparado para investir num plano de internet mais caro, a internet a 10 Gbps pode ser uma boa opção para si.
Lembre-se: Este artigo é apenas um guia informativo. Antes de contratar um plano de internet a 10 Gbps, é importante consultar as ofertas das operadoras e verificar a disponibilidade do serviço na sua região, assim como a infraestrutura na sua residencia, os equipamentos em que vai ter a necessidade de utilizar a Internet em alta velocidade.
Se gostou deste artigo e o achou interessante coloque o seu “Gosto” e partilhe-o com os seus amigos. Este site/blog serve para isso mesmo: elucidar, ensinar e relembrar algum assunto a quem gosta de Informática.
Em caso de alguma dúvida ou questão, envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com caso necessite de um qualquer esclarecimento ou ajuda.
Subscreva o nosso blog e receba automaticamente os novos artigos,
Obrigado