O que são motores de busca ?
Os motores de busca são ferramentas que procuram informação na world wide web, ou simplesmente web. Os motores de busca encontram sites que contêm palavras ou assuntos que procuramos, as palavras chave ou keywords e que se encontram definidas no interior dos sites, com regras e definições estabelecidas (procurar mais informação sobre os SEO ou search engine optimization).
As pesquisas e consultas na Web
As pesquisas e as consultas nos motores de busca, como o Google, ou o Bing, os mais utilizados, totalizam muitos milhões diariamente em todo o mundo. De acordo com uma empresa que trabalha a estatística do motor de busca da Google (HubSpot Blog Research), apesar da própria Google não divulgar dados oficiais, estima-se que no ano de 2023 eram realizadas cerca de 99 mil pesquisas por segundo, ou seja, cerca de 8,5 mil milhões de pesquisas por dia, é estimado, também, que uma grande parte das pesquisas e consultas realizadas não obtém a resposta desejada, ou relevante, para o que estava efectivamente a pesquisar ou a procurar encontrar.
Saiba que grande parte acontece porque as palavras digitadas, ou os critérios de pesquisa, não seguem a melhor forma, direi até, a procura mais correcta para encontrar o que procura num motor de busca. Ou seja, é provável que não esteja a utilizar as palavras-chave (keywords) mais “certas” para o que pretende encontrar, seja para um determinado assunto, nome, artigo ou questão. Mas também pode acontecer porque simplesmente desconhece as capacidades da pesquisa avançada para encontrar o que “busca” em uma pesquisa ou consulta.
Saiba as diferenças, entre:
- Página web – Um documento que pode ser mostrado num navegador (browser) como o Google Chrome, o Firefox, o Opera, Microsoft Internet Explorer, o Edge, o Safari da Apple, etc. Esses documentos podem ser referenciados apenas por “páginas”.
- Site (sítio da Internet) – Um conjunto de páginas web juntas, ou agrupadas e geralmente conectadas entre si de diversas formas. Um site pode ser referenciado como “web site” ou simplesmente “site”.
- Servidor web – por norma é um computador que hospeda e armazena um ou mais sites da Internet.
- Motor de busca ou de pesquisa na Internet – É um software (programa informático), criado para realizar pesquisas por palavras chave (keywords) criadas numa página ou num documento web e que auxilia a encontrar a sua localização dentro de sites (sítios) da web, exemplos de motores de busca mais conhecido: o Google, o Bing, o Yahoo, o SAPO, o IOL, o DuckDuckGo, etc. Acesso que é realizado através de um navegador (browser) da web. Apresentando inúmeros sites, que reflectem a palavra ou a frase pretendida.
Fique a saber, também, o que são META TAGS e a sua importância para os navegadores (Browsers) e mecanismos de busca (motores de busca). Estas informações colocadas numa página web e criada pelo programador que está a desenvolver o site e os seus conteúdos. Escrita em linguagem HTML e de acordo com uma estratégia do SEO (Search Engine Optimization) que indica aos motores de busca o que devem as palavras a rastrear num página (Googlebot no browser da Google), ajudando dessa forma o motor de busca encontrar determinado assunto ou título quando executa a indexação da web (web crawler). As Meta tags são curtas e concisas, para que os mecanismos usados nos motores de busca possam lê-las facilmente. Como tal, quando pesquisa pense em palavras-chave e não em frases muito compridas.
Resumindo: As Meta tags podem ser usadas com diversos propósitos, como sejam:
- Fornecer informações sobre o conteúdo da página, como o título, a descrição e as palavras-chave. Estas informações podem ser usadas pelos mecanismos de pesquisa para indexar e classificar a página;
- Controlar como a página é exibida em mecanismos de pesquisa, como o título da página e a descrição da página;
- Pesquisar um termo ou frase num artigo.

Dicas para fazer uma Pesquisa Avançada
A pesquisa avançada em navegadores envolve o uso de operadores e técnicas que permitem refinar suas consultas, filtrar resultados e encontrar informações específicas com mais eficiência. Aqui estão algumas dicas para aprimorar suas habilidades de pesquisa:
1. Operadores de Busca
Os operadores de busca são símbolos ou palavras-chave que ajudam a definir melhor sua pesquisa. Alguns operadores comuns incluem:
- AND: Use “AND” para pesquisar resultados que contenham todas as palavras-chave. Por exemplo, “tecnologia AND inovação” encontrará páginas que mencionam ambos os termos.
- OR: Use “OR” para encontrar resultados que contenham pelo menos uma das palavras-chave. Por exemplo, “música OR arte” irá retornar páginas que mencionam música, arte ou ambas.
- NOT: Use “NOT” para excluir resultados que contenham uma palavra-chave específica. Por exemplo, “Viagens NOT turismo” mostrará resultados relacionados a viagens, mas não a palavra turismo.
- Muito importante: utilize Aspas (” “) quando procura (ou pesquisa) uma frase exata. Por exemplo, “aquecimento global” mostrará resultados que contenham essa frase específica.
- Utilize o operador (-) sinal de menos: Sempre que numa pesquisa deseja excluir uma palavra. Por exemplo: pesquise digitando noticia de ultima hora e veja os resultados e o numero de resultados encontrados, agora digite ultima hora -jornal, veja a diferença no resultado que foi pesquisado.
- Não se recorda como se escreve determinado assunto numa pesquisa, digite (*) e irá obter uma lista de com uma pesquisa mais refinada. Exemplo, digite: dicas de seo, agora digite * dicas de seo, verifique a diferença o resultado da sua pesquisa.
2. Pesquisa por Site
Se deseja restringir seus resultados a um site específico, use o operador “site:”. Por exemplo, “tecnologia site:wikipedia.org” retornará páginas da Wikipedia relacionadas à tecnologia.
3. Pesquisa por Tipo de Arquivo
Se está procurando um tipo de arquivo específico, como um PDF ou um documento do Word, use o operador “filetype:”. Por exemplo, “esclerose multipla filetype:pdf” e apenas serão mostrados documentos em PDF e que sejam relevantes com o tema pesquisado.
4. Pesquisa de Intervalo de Tempo
Se deseja encontrar resultados de um período específico, deverá utilizar os operadores “before:” e “after:”. Por exemplo, “mudanças climáticas before:2010” irá mostra informações anteriores a 2010 sobre mudanças climáticas, importante quando pesquisa noticias de um site de noticias.
5. Pesquisa de Sinónimos
Para ampliar os seus resultados, use o operador “~” antes de uma palavra. Isso incluirá sinónimos da palavra em sua pesquisa. Por exemplo, ” ~carro elétrico” retornará resultados sobre carros elétricos, veículos elétricos.
Existem diversas ferramentas e extensões que facilitam a pesquisa avançada. O Google oferece uma página de pesquisa avançada (https://www.google.com/advanced_search) que permite ajustar vários parâmetros, como idioma, região e formato de arquivo. Use esta ferramenta que o ajudará a refinar suas pesquisas.
6. Função calculadora
O Google pode apresentar algumas ferramentas úteis. Por exemplo a função calculadora. Experimente digitar uma operação matemática, tipo raiz quadrada de 20, ou calcular 130 vezes 22, será apresentado o resultado e uma potente calculadora.
7. Função Meteorologia
Caso necessite de saber o tempo que faz em determinado local. Experimente digitar, por exemplo: meteorologia para viseu nos proximos dias, obterá um quadro com a procura digitada.
8. Função cambial
Se desejar saber o valor numa determinada moeda, basta digitar o valor pretendido nessa moeda. Por exemplo: quantos dolares são 150 euros. Será apresentado o valor pretendido ao cambio actual.
9. Pesquisa por Imagem
Por exemplo ao pesquisar num site, é apresentada uma foto que lhe interessa e pretende saber mais sobre essa foto. Se possui direitos autorais e não pode ser publicada, ou onde foi tirada, ou mesmo vê uma imagem com uma flor bonita e gostava de saber que planta é, ou mais pormenores sobre essa planta. É muito fácil, clique e arraste a imagem que pretende saber mais para barra de busca e será apresentado um conjunto de resultados sobre a fotografia, ou imagem que procura.
10. Pesquisa integrada com a IA da Google
Experimente no seu browser utilizar o sinal @ (o a de arroba utilizado como “at” no seu e-mail) e poderá aceder directamente à plataforma de IA da Google, o Google Gemini.
Praticando a Pesquisa Avançada
A melhor maneira de melhorar as suas capacidades e habilidades de pesquisa avançada é praticar. Por isso, experimente diferentes operadores e técnicas nas suas pesquisas diárias. Saiba que quanto mais praticar e experimentar a pesquisa avançada, mais eficiente e preciso se irá tornar a apresentação das informações de que efectivamente procura. Desde a procura do horário de um filme e exibição num cinema, ou resultados desportivos, horários de voos de determinada companhia aérea, etc. Pratique e digite de diversas formas a informação que pretende obter, não limite apenas a uma busca, ou pesquisa.
Concluindo: A pesquisa avançada utilizada em navegadores, pode economizar muito tempo e é uma grande ajuda a localizar informações específicas num “oceano” de páginas e dados na internet. Não será exagerado relembrar que a paciência e a prática são a chave para aprimorar suas habilidades de pesquisa. A forma como pesquisa determinado assunto ou palavra, podem fazer toda a diferença no resultado da sua pesquisa. Existem diversos videos no youtube que lhe dão dicas sobre pesquisa avançada, procure a melhor forma de pesquisa.
Se gostou deste artigo e o achou interessante coloque o seu “Gosto” e partilhe-o com os seus amigos. Este site serve para isso mesmo: elucidar, ensinar e relembrar algum assunto a quem gosta de Informática. Este site já conta mais de quarenta artigos que podem ser do seu interesse, vá até ao separador Menu de Artigos e faça as suas escolhas.
Em caso de alguma dúvida ou questão, deixe um comentário ou envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com para qualquer esclarecimento.
Subscreva o nosso blog e receba automaticamente os novos artigos,
Obrigado
