Porque vai e-mail para o SPAM?
É provável que não seja uma novidade o termo SPAM e será algo que eventualmente já ouviu ou até tem uma boa ideia do que é.

Portanto, saberá que acontece, grande parte das vezes, com o correio electrónico (e-mail) e saberá também que é algo que não é importante ou desejado e que vai parar automaticamente a um separador próprio (SPAM) da sua caixa de correio electrónico. Sim está correcta esta sua interpretação, de facto, este tipo de email é por norma considerado de “lixo” ou um e-mail indesejado e por isso pode ser apagado. Isto acontece na sua grande maioria de forma automática, sem a nossa intervenção e é o aplicativo de gestão de correio electrónico como o Gmail, o Outlook, o Hotmail, o SAPO mail, etc., que decide mediante algumas características e o move automaticamente para a caixa de SPAM.

SPAM nas chamadas telefónicas
Muitos smartphones podem classificar um número telefónico como um número suspeito ou como número telefónico de SPAM, geralmente quando lhe ligam para comprar alguma coisa ou para aderir ou qualquer serviço como comercializadores de energia, operadores de telecomunicações, etc.. Pode seja um numero novo a efectuar esse tipo de chamada, bloquear e denunciar o número.
Nota: Já existem alguns números que podem estar classificados como SPAM no seu smartphone, verifique no separador de chamadas. no ícone telemóvel ou telefone e nos três pontos, clicando nas definições.
Como é selecionado um e-mail para a pasta de SPAM
Vou-lhe dar 10 Razões:
Razão Nº 1: O remetente é alguém que envia muitos e-mails (várias centenas deles, ou mesmo mais de 1 milhar) com o mesmo assunto, acontece muito com as empresas que fazem promoções, campanhas ou publicidade (como as empresas de marketing directo).
Razão Nº 2: O endereço do remetente ou o endereço de IP foi considerado de SPAM pelo operador que gere o correio electrónico (a idoneidade empresarial do emissor).
Razão Nº 3: Muitos e-mails são enviados e o utilizador não os abre ou os apaga sem os abrir (a aplicação de correio electrónico tem mecanismos que percebem se o e-mail foi aberto e/ou se foi apagado sem ser aberto). Caso isso aconteça um grande número de vezes o seu aplicativo de gestão de correio electrónico, pode simplesmente colocar esse endereço como SPAM ou numa “black list”.
Razão Nº 4: O assunto do e-mail refere algumas palavras que sugerem SPAM, como Grátis, Promoção, Aproveite, Gratuito, Bónus, Prémio, Urgente, Obrigado, Sexo, etc. (atenção que a verificação é feita em várias línguas e não só pela língua que está a ser usada nas suas definições).
Razão Nº 5: E-mails que são enviados com o assunto vazio ou não preenchido.
Razão Nº6: E-mails enviados como RE: (como se fosse uma resposta) mas com o assunto suspeito das invocadas na Razão Nº4
Razão Nº 7: E-mails que podem fazer parte de uma mailing list ou seja de algo que subscreveu e que não têm possibilidade de serem “Unsubscribe”, isto é, a opção de deixar de receber.
Razão Nº 8: O emissor dos mails não seguem com as práticas correctas de envio (utilização sistemática de diversas imagens com tamanhos não regulares) com recurso ao HTML e não com texto, o e-mail deve poder ser aberto em dispositivos móveis (Tablets ou Smartphones).
Razão Nº 9: Simplesmente quem lhe está a enviar e-mails poderá ter uma má reputação e/ou já foi alvo de queixas ou denúncias de ilegalidades.
Razão Nº 10: O seu filtro de SPAM pode estar mal configurado ou alterou as regras deste tipo de e-mail.
Atenção:
É aconselhável, que verifique sempre o e-mail que está na caixa de correio electrónico como SPAM, só depois de o verificar e validar, confirmando que não reconhece o remetente ou que o e-mail se enquadra numa das 10 razões que anteriormente referi, então é que deve apagar esse e-mail. Mas tenha sempre esta regra, em caso de dúvida NUNCA abra o e-mail, pois pode estar a infectar o seu dispositivo ou ser vítima de Phishing.
Repito: Muitos e-mails podem ser considerados automaticamente como SPAM, mas podem não o ser. Deve sempre ver quem é o remetente (sem abrir o e-mail) e se não o conhecer, então apague, caso reconheça a idoneidade desse e-mail (conhece o remetente), então retire-o da caixa de SPAM e coloque-o na Caixa de Entrada.

Existem todos os dias novos “perigos” e novas formas de sermos vítimas de cibercrime, actualmente os spammers (empresas ou utilizadores que enviam e-mail deste tipo) passaram para um novo alvo…aplicativos nas redes sociais. Fique atento, as contas falsas são essenciais para o SPAM social para ganhar credibilidade, essas contas falsas tentarão tornar-se “amigas” como as contas de celebridades e figuras públicas com a esperança que assim subam no ranking e dessa forma nos convidem a serem seus seguidores, fazendo no entanto SPAM de redes sociais.
Caso queira saber mais sobre legislação e regras na utilização de e-mail, aconselho-o a ler alguns artigos como Regras Anti-Spam definidas pelo CAN-SPAM ACT e pelo Directive 2002/58/EC of the European Parliament and of the Council, ou o que foi legislado pela ANACOM
Se gostou deste artigo, dê o seu “Gosto” e o achou interessante, partilhe-o com os seus amigos. Este site serve para isso mesmo: elucidar, ensinar e relembrar algum assunto a quem gosta de Informática. Este site já conta mais de cinquenta artigos que podem ser do seu interesse, vá até ao Menu e ao separador artigos e faça as suas escolhas.
Subscreva o nosso site/blog e receba os novos artigos no seu e-mail.
Em caso de alguma dúvida ou questão, envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com para qualquer esclarecimento.
Obrigado.