Como escolher o computador

Presumindo que esteja interessado em adquirir um computador, seja um Desktop, um portátil (notebook) ou mesmo um MiniPC, deve ter presente as diversas opções, objetivos para o sua utilização e capacidades técnicas, não esquecendo uma componente importante na escolha: O valor que pode despender com a aquisição do equipamento.

Actualmente as opções na escolha do equipamento digital quando se trata de um computador, pode variar entre um desktop (equipamento fixo), um portátil (notebook ou laptop) ou MIniPC.

Com base nos seus objectivos na utilização do computador poderá escolher entre diversas marcas de processadores (Intel ou AMD e também equipamentos Apple que utilizam outro tipo de processador usados unicamente com esta marca).

Para ajudar à tomada de decisão deve ter em mente os seguintes factores: o computador é somente para ser utilizado num único local (um escritório), ou necessita de mover o computador entre diversos locais (neste caso a escolha deverá recair num computador portátil).

A seguir temos que pensar no seu objectivo de trabalho:

  1. É um equipamento que será apenas para vermos o nosso e-mail, consultar ou pesquisar umas páginas web, fazermos um daqueles jogos/paciências de cartas?
  2. É maioritariamente para fazermos trabalhos de escritório, como trabalhar com processadores de texto ou folhas de cálculo, fazermos apresentações, etc. ou mesmo para trabalharmos com alguma aplicação geral (que não envolva a utilização de bases de dados ou calculo)?
  3. É para tudo o que vimos nos pontos anteriores, mas é também um equipamento de jogos que consumam muitos recursos de memória e necessitem de velocidade na apresentação no écran (como jogos interactivos e que tenham necessidade de qualidade de imagem e video)?

Se for a opção 1, então bastará um equipamento com processador AMD e 4 Gb de memória RAM e até poderá ser um MiniPC ou um equipamento Chromebook.

Se for a opção 2, então recomenda-se algo com maior velocidade de processamento, ou seja um processador Intel com i3 ou com AMD Ryzen 3 (o de menor valor); Intel i5 ou AMD Ryzen 5 (com valor intermédio); ou Intel i7 ou Ryzen 7 (com valor mais elevado), esta diferença poderá fazer em termos de valor final uma diferença entre 500 Euros e 1000 Euros. Quanto à memória RAM, já sabe que a opção mínima é de 4 Gb (actualmente a não considerar, já que o Sistema Operativo é cada vez mais exigente com o processamento de software), recomenda-se por isso no mínimo 8 Gb ou 16 Gb, saiba que quanto maior a memória RAM, mais caro será.

Se a for a opção 3, então recomenda-se um processador Intel i7 ou AMD Ryzen Threadripper Pro e quanto mais memória RAM tiver, melhor. A memória deverá ter no mínimo 16 Gb de memória RAM.

Caso a escolha do computador recaia num computador tipo Desktop, existem modelos All-In-One que já possuem o monitor, não sendo por isso necessário adquirir um monitor à parte, existem diversas marcas com este tipo de modelo (exemplos da HP, Lenovo, Accer, Dell, etc..).

Atenção também a questões a ter em conta: como placa de video, o numero de portas USB (Universal Serial Bus), disco HD ou SSD, que é substancialmente mais rápido, etc.

Imagem de uma Porta USB

Se gostou deste artigo e o achou interessante dê o seu “Gosto” e partilhe-o com os seus amigos. Este site/blog serve para isso mesmo: elucidar, ensinar e relembrar algum assunto a quem gosta de Informática, já existem mais de quarenta artigos que podem ser do seu interesse, vá até ao “Menu de Artigos” e faça as suas escolhas.

Em caso de alguma dúvida ou questão, envie um e-mail para formacaoajuda@gmail.com para qualquer esclarecimento.

Subscreva o nosso blog e receba automaticamente os novos artigos,

Obrigado.

Deixe uma Resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.